O mercado dos smartwatches prometeu imenso mas parece ter abrandado de forma abrupta. Os dois primeiros anos de vida deste tipo de gadgets pareciam estar a criar um novo o sucedido nicho de mercado, com as ofertas a proliferarem-se a olhos vistos, graças ao entusiasmo e procura gerados entre estes wearables.
Vê também: Moto Z Play receberá Nougat no final do mês de acordo com a Motorola
Mas a verdade é que os smartwatches, pelo menos por enquanto, não acrescentam nada de substancial ao mercado. Têm a sua utilidade, sem dúvida, mas se calhar não o suficiente para justificar a escaldada de preços que assistimos. Acredito que a falta de funcionalidades tenha sido o principal causador do abrandamento na procura deste mercado e consequente abrandamento na apresentação de novos dispositivos.
2016 foi um ano calmo em termos de smartwatches, mas 2017 pode começar bem melhor. A LG recebeu já aprovação por parte da FCC para dois novos smartwatches, que assim devem ser apresentados em breve. Esse momento poderá ocorrer já em fevereiro, na MWC 2017, mas esta é apenas uma suposição pessoal.
Apenas ficamos a saber que os dois modelos aprovados pela entidade reguladora norte-americana têm como números de série W270 e W280, devendo ser duas versões do mesmo smartwatch. Ambos os modelos deverão ser suportados por um processador da Qualcomm, provavelmente o seu Snapdragon Wear 2100 e terão certificação IP67.
O modelo W270 deverá possuir apenas conectividade Wi-Fi, ao passo que o seu companheiro W280 deverá ser mais independente com ligação GSM, LTE e HSPA. O seu sistema operativo deverá ser Android Wear, muito provavelmente na sua versão 2.0.
Com o lançamento do novo Android Wear 2.0 já em fevereiro, a Google terá conseguido captar alguma atenção por parte das produtoras de smartwatches, nomeadamente da LG, fazendo com que algumas novas ofertas surjam. Ainda assim, não deverá ser nada de abismal e caso os novos gadgets não tragam nada de inovador, continuaremos certamente na mesma senda de pouca procura.
Talvez queiras ver: