Lembras-te do Vine? Co-fundador voltou com a app Byte

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O cofundador da "defunta" app Vine voltou à ação com uma nova aplicação. Chama-se Byte e à semelhança do Vine e do TikTok, permite criar vídeos rápidos para posterior partilha. Em 2012, o Vine foi lançado e tornou-se extremamente popular na internet, gerando uma onda de curtos vídeos.

No entanto, após ter sido comprada pelo Twitter, a app foi terminada em 2017. O cofundador Dom Hoffman tem vindo a indicar que iria regressar com uma app similar desde então. Foi então lançada a Byte, disponível para Android e iOS.

A Byte vai permitir aos utilizadores gravar vídeos de 6 segundos, tal como no Vine. A app eventualmente terá um programa de parcerias que pode ajudar criadores de conteúdo a ganhar dinheiro com anúncios, como uma espécie de YouTube.

Lugar do Vine pode já ter sido preenchido

O sucesso de apps minimalistas como estas dependem inteiramente do público. Caso a app comece a ter sucesso entre as crianças e jovens adultos (as demográficas que normalmente as utilizam) talvez o Byte consiga rivalizar com o TikTok.

No entanto, não será tarefa fácil. Quando já existe uma app extremamente popular é difícil convencer o consumidor a trocar. Além disso, o Vine já teve a sua fama e não existem grandes razões para voltar a utilizá-la.

TikTok é um Vine 2.0

Na verdade, o TikTok é uma versão do Vine, com música à mistura, pois se compararmos conteúdos de ambas as apps, são essencialmente a mesma app. A diferença é que o TikTok é focado no conteúdo visual e animações, já o Vine é mais simples e imortalizou várias frases que se tornaram memes.

Editores 4gnews recomendam:

  • #DollyPartonChallenge: conhece o novo desafio viral
  • Age of Empires está de volta! Fase de testes começará em breve
  • Tinder vai passar a utilizar inteligência artificial para verificar fotos
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.