Os prémios que definem o “carro do ano” na sua versão elétrica já são conhecidos e elegeram o novo SUV compacto da Kia como a nova referência entre os carros movidos a eletricidade.
O Kia EV3 herda das versões EV9 e EV6 o conceito de design e a chamada Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), neste caso guardados num modelo compacto que segue a tendência de criar SUV de pequena dimensão, mas com espaço interior amplo e experiência de condução mais elevada.
Autonomia até aos 605 km
Baseado num motor elétrico de 150 kW com 283 Nm de binário, o EV3 atinge uma velocidade máxima de 170 km/h e permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos.
O modelo, já disponível no mercado português por um PVP a partir dos 37.800 euros, é comercializado em duas versões com diferentes baterias: uma versão standard com bateria de 58,3 kWh (autonomia até 370 km); e a versão Long Range com uma unidade de 81,4 kWh, capaz de percorrer 605 km com uma só carga.
Garante a Kia que o EV3 tem um modo de carregamento ‘rápido’ que permite ir dos 10 aos 80% de carga em 31 minutos.
Estas características, bem como o leque de funcionalidades de apoio à condução e segurança incluídos no EV3, levaram o painel de peritos do Electrifying.com - publicação responsável pelos prémios - a eleger o EV3 com o título de Carro do Ano para 2025:
“Como especialistas em VE, consideramos que a Kia é uma das marcas de automóveis mais inovadoras e entusiasmantes do mercado e acreditamos que o EV3 é um fator de mudança no mercado dos automóveis elétricos” referiu a fundadora do site, Ginny Buckley.
A mesma responsável destacou o estilo, a autonomia, o espaço, a tecnologia e a relação qualidade/preço deste modelo, defendendo que “está muito acima de tudo o resto na sua categoria”.
Hyundai e Renault 5 E-Tech também foram premiados
Além do Carro Elétrico do Ano, os prémios elegeram também marcas e modelos noutras categorias, algumas delas muito ligadas à realidade do Reino Unido.
Nas distinções mais globais, a igualmente coreana Hyundai foi eleita a Marca do Ano, atributo justificado pelo júri pela sua “grande oferta de automóveis eléctricos”.
Já o Renault 5 E-Tech, com que o fabricante francês levou para a nova realidade elétrica um clássico da indústria automóvel, recebeu a distinção de Carro Elétrico de Melhor Valor. Este modelo já está à venda no mercado português, por um preço a partir dos 33 mil euros.
Podes conhecer todos os premiados dos Carros Elétrico do ano no site dos Electrifying.com Awards 2025.