Japão terá um plano ilimitado de carregamento de VEs que pode ser exemplo

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
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O Japão estabeleceu a meta de que todas as vendas de veículos novos de passageiros sejam 100% elétricos até 2035. E para alcançar este objetivo com sucesso, as empresas do país estão a implementar ações que contribuam para o cenário. É o caso da ENECHANGE, que lançou um assinatura ilimitada e fixa de carregamento de veículos elétricos (VEs) por menos de 18€ por mês.

O que ainda trava o crescimento da venda de VEs no Japão?

japão veículos elétricos
Gráfico mostra a percentagem de condutores de VE sem carregamento doméstico (vermelho) e a proporção de unidades residenciais múltiplas (azul). Fonte: ENECHANGE

Os objetivos do governo japonês para a eletrificação durante a próxima década acabam por ser bem ambiciosos se consideramos que, no momento, o atual índice de vendas de novos EV e PHEV fica abaixo de 4% no país. Essa situação, conforme reportado pela página Electrek, deve-se ao facto de algumas fabricantes locais ainda focarem na venda de híbridos, mas também à falta de acesso de muitos condutores a áreas de carregamento de VEs.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa ENECHANGE, em março de 2024, 85% dos condutores de EV/PHEV que vivem em unidades residenciais múltiplas (próprias e arrendadas) responderam que não possuem instalações de carregamento em casa. Além disso, as 8 principais regiões com alto percentual de entrevistados sem acesso à cobrança domiciliar são aquelas com alta proporção de moradias multifamiliares, como condomínios e apartamentos.

Os dados comprovaram que a dificuldade de instalação de portas de carregamento em habitações multifamiliares, especialmente em áreas urbanas é um dos principais problemas que precisam ser solucionados para incentivar a compra de VEs.

Para solucionar esse problema, diferentes empresas estão a reforçar estações de carregamento público no Japão. E a ENECHANGE inovou neste âmbito ao anunciar uma nova assinatura de taxa fixa que oferecerá sessões de carregamento ilimitadas em determinados horários do dia.

Como será a assinatura da ENECHANGE

Japão VEs carregadores
Imagem: Divulgação / ENECHANGE

Com o objetivo de recrutar 100 mil assinantes no Japão o mais rápido possível, a chamada “ENECHANGE Passport” custará 2.980 JPY (17,58€, em conversão direta) por mês. Os condutores de EV e PHEV assinantes poderão aceder a mais de 1800 carregadores de Nível 2 sem limites durante horários designados.

O horário de uso para cobrança de taxa fixa ilimitada em todo o Japão é das 7h às 16h, período em que a geração de energia solar aumenta e mais eletricidade excedente estará disponível. Caso o condutor aceda aos carregadores fora do horário designado, a tarifa será de 55 JPY (0,32€) por 10 minutos.

Para chegar aos grupos que mais carecem desse tipo de carregador, a ENECHANGE vai instalar áreas de carregamento em estabelecimentos comerciais e de lazer, onde os condutores poderão carregar o automóvel durante uma visita. A cobrança ilimitada via ENECHANGE Passport começará no Japão a partir do dia 3 de junho.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.