carregar bateria

A procura por energia grátis sustentável é grande nos tempos de hoje e os estudos nessa área estão cada vez mais avançados, sabemos que para produzir energia não precisamos de muito, por isso é que a experiência dos famosos limões ligados em série que acendem um LED é tão famosa.

Desta vez um grupo de três jovens chilenas criaram o E-Kaia, um dispositivo que é capaz de extrair energia de uma planta e usa-la para carregar o teu smartphone ou tablet. Da mesma maneira que conectamos um cabo usb aos nossos aparelhos para carregar, usando um carregador ligado as tomadas. A diferença é que o E-Kaia  é enterrado num vaso ou canteiro, só precisa de uma planta bem tratada para funcionar.

   

O dispositivo,  nasceu em 2009 quando as três chilenas andavam na universidade, e encontra-se ainda a ser patenteado. O protótipo custou quase 505 dólares (cerca de 450 euros), porém, as chilenas estão já à procura de materiais mais económicos para a sua produção, mas também resistentes e que tornem a estética do aparelho mais bonita para ser comercializado.

carragadorpremiadas2014
A criadoras do E-Kaia, Carolina Guerrero, Camila Rupcich e Evelyn Aravena, também foram premiadas em 2014.

O dispositivo captura os elétrões que a planta não precisa, por isso ela não é afetada, para gerar a energia que o equipamento precisa. Isso permite que em uma hora e meia seja possível fazer uma carga completa a um telemóvel ou um tablet.

Este não é o único dispositivo sustentável do género. Na Holanda, a Plant-e tem o mesmo conceito, embora seja usado numa escala bastante diferente. Que usa grandes áreas verdes como fonte de energia.

Talvez queiras ver:

A tecnologia e a ciência são as minhas paixões, nasci para fazer parte delas, sonho com um lugar de destaque nestas áreas. Quero ser um programador de sucesso. A 4GNews é uma porta aberta para um grande futuro... Portugal precisa desta equipa!