iPhone SE (2024) pode ser uma das maiores desilusões da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A linha de telemóveis baratos da Apple teria chegado ao fim com a terceira geração deste produto. Porém, os mais recentes relatos oriundos da China avançam o "renascimento" desta gama com um novo modelo acessível a chegar em meados de 2024.

Em causa está o Apple iPhone SE (2024), o iPhone SE de 4.ª geração, mas ainda fará sentido um dispositivo tão medíocre - pelo menos com base nas fugas de informação até à data? Uma questão a que não ouso responder, pelo menos não diretamente.

Isto porque, de momento, temos já um modelo relativamente acessível, ou pelo menos mais simples e comedido nas caraterísticas técnicas. Com efeito, atualmente temos o iPhone 14 como equipamento mais simples face aos atuais modelos iPhone 14 Pro.

Fará sentido um novo Apple iPhone SE 2024?

Apple iPhone SE (2022)

Ecrã: 4,7 polegadas Retina IPS LCD
Processador: Apple A15 Bionic (5 nm)
RAM: 4 GB
Armazenamento: desde 64 GB
Câmaras: 12 MP / 7 MP
Bateria: 2018 mAh a 20 W
Certificação: IP67 / com vidro Gorilla Glass

Apresentação: março de 2022

Se a presente geração de iPhone SE, a terceira geração, é já amplamente ultrapassada não só em design, como também deplorável em autonomia, o que dizer de uma nova iteração? Continuará este iPhone SE a ser uma porta de entrada para o mundo Apple? Aí perspetivo razão, ainda que não ouse chamar-lhe mérito.

Note-se ainda que nem os atuais iPhone SE, nem o próprio iPhone 14 nos entrega uma experiência perfeita do "mundo" Apple. São essencialmente portas de entrada, com as devidas diferenças e inegável superioridade do modelo base da gama iPhone 14 e, dentro de alguns meses, da gama iPhone 15.

Em suma, perante uma maior clivagem e diferenças entre os modelos-base e os modelos Pro, justificar-se-á um terceiro modelo, manifestamente limitado? Ouso dizer que o seu único trunfo possa ser o preço, realmente mais baixo.

iPhone SE 2024 pode chegar como uma das maiores desilusões de 2024

Apple iPhone SE 2024

Conforme as fugas de informação até à data, a próxima geração de iPhone SE 2024 deve manter o preço base de 400 dólares nos Estados Unidos da América. Este mesmo valor traduzir-se-á em cerca de 500 euros na Europa pelo iPhone SE (4.ª Gen).

Porém, perante a linha Pixel A, os Xiaomi Redmi, e sobretudo perante os Xiaomi 12T e respetivos sucessores, que sentido faz um iPhone tão limitado? Certo é que comparamos o incomparável no que aos sistemas operativos e plataformas concerne.

Apple has restarted work on the iPhone SE 4 and it will reportedly look similar to the iPhone 14 📱‼️It will be the first smartphone to feature an Apple-designed 5G chip!The expected release date is 2024 or later... pic.twitter.com/dx2U61t3zL

— AppleTrack (@appltrack) 27 de fevereiro de 2023

Por fim, o design do próximo iPhone SE (2024) será baseado no chassis, design e caraterísticas gerais do iPhone XR, modelo lançado pela Apple em 2018. Note-se, mais uma vez, que nada está ainda firmado e que até 2024 muitas outras fugas de informação devem chegar ao conhecimento público.

Ainda assim, acredito que bastaria à Apple reduzir, um pouco, o preço dos iPhone 14 e futuramente nos iPhone 15 para cerca de 700 euros para termos um iPhone de entrada realmente cativante e digno de nota.

Apple analyst ‌Ming-chi kuo says iPhone SE 4: Coming in 2024 with a 6.1-inch OLED and Apple’s own 5G chip.Ming-Chi Kuo says it will instead look like the ‌iPhone 14‌.Via: Ming-Chi Kuo#iphone #Apple #iPhoneSE4 #ios #TechNews #technology pic.twitter.com/bmcGan9nLo

— Harsh Ojha (@ojhaharsh02) 6 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.