iPhone 17 Pro vai ser o primeiro smartphone do mundo com este chip

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Os modelos mais avançados do iPhone 15 não só estrearam os processadores baseados no processo de 3 nm, como são os únicos presentes no mercado com chips deste tipo.

De acordo com os rumores mais recentes, a Apple vai fazer exatamente a mesma coisa em 2025. Tudo porque o iPhone 17 Pro vai ser o primeiro smartphone do mundo com um processador baseado em 2 nm.

TSMC arranca com produção em massa do chip 2 nm no início de 2025

imagem iphone 15 pro
O iPhone 15 Pro estreou no mercado o primeiro chip baseado no processo de 3 nm Crédito@Apple

Ainda este ano, a TSMC vai fazer uma linha de produção em pequena escala do seu primeiro processador baseado em 2 nm. Tudo para que no início de 2025, a produção em massa deste chip arranque em força.

Esta informação aumenta as expetativas para o lançamento do iPhone 17, ainda mesmo antes de o iPhone 16 ver a luz do dia.

Recorde-se que alguns rumores anteriores avançaram que a Apple teria comprado a totalidade do processo de 2 nm da TSMC, pelo menos no início da sua produção.

A confirmar-se esta informação, a empresa de Tim Cook poderá ficar em vantagem face aos seus rivais Android que estariam assim impossibilitados de usar o processador baseados neste processo.

Mas a TSMC está também a pensar num futuro um pouco mais longínquo. Dizem os rumores que no final de 2026, vai acontecer o “salto” para o processador baseado em 1,4 nm que será ainda mais potente e eficiente a nível energético.

iPhone 16 traz consigo funcionalidades IA

Este ano, em setembro, será lançado o iPhone 16 com o sistema operativo iOS 18, cujo foco vão ser as funcionalidades IA. De acordo com os rumores, a Apple vai seguir os passos da Samsung e concentrar também as novidades desta geração na tecnologia de Inteligência Artificial.

Por essa razão, espera-se que o chip A18 Pro chegue com capacidades extras para processamento local, pelo menos, de alguns dos recursos IA integrados nesta nova geração do smartphone icónico da Apple.

Até agora, pouco se sabe sobre as novas funcionalidades, mas tudo indica que a assistente virtual Siri será uma das mais beneficiadas.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt