iPhone 15 Ultra pode mudar tudo na fotografia de smartphones

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A LG Innotek acaba de apresentar o seu mais recente sistema de zoom que, muito possivelmente, vai fazer parte das especificações do próximo iPhone 15 Ultra.

E as notícias não podiam ser melhores para os fãs da Apple. É que este novo sistema LG pode mudar tudo na fotografia de smartphones, graças a integrar o primeiro zoom ótico telefoto variável de 1 a 10x do mundo.

iPhone 15 Ultra poderá ter o primeiro zoom ótico telefoto variável de 1 a 10x

iPhone 14 Pro
O próximo modelo mais avançado do iPhone pode integrar uma boa novidade para os adeptos de fotorgrafia Crédito@Apple

Cada vez mais, as marcas estão a apostar em melhorar as capacidades fotográficas dos smartphones. Uma das tendências crescentes é a integração de sensores telefoto na configuração de câmara traseira dos terminais que permite aos utilizadores fazerem uso de zoom ótico para melhor qualidade nas imagens.

No universo Android é bastante comum encontrar sensores telefoto nos terminais, sobretudo nos modelos topo de gama. Veja-se o exemplo da Samsung: o próximo Galaxy S23 Ultra terá um sensor telefoto periscópio com zoom ótico de 10x.

Mas a Apple tem resistido um pouco a esta tendência. No entanto, novos rumores sugerem que a empresa de Cupertino está preparada para entrar na competição de zoom ótico mais competente.

Tudo graças ao mais recente anúncio da LG Innotek, fornecedora de componentes da Apple, que acaba de apresentar o seu novo sistema de zoom ótico telefoto variável de 1 a 10x.

De acordo com a LG, este novo sistema trata-se de um microcomponente, especialmente desenvolvido para smartphones, que integra as funções de câmara telescópica geralmente integradas nas câmaras profissionais, como as DSLR.

A integração deste novo sistema, vai permitir ao smartphone fazer uso de um zoom ótico variável de 1 a 10x. E tudo isto sem perda de qualidade, graças à estabilização ótica de imagem também incluída.

Por outras palavras, o utilizador poderá recorrer ao zoom, até à sua capacidade máxima, sem se preocupar com problemas de desfocagem que serão resolvidos pela dita estabilização ótica de imagem.

Ora, sendo a LG Innotek fornecedora da Apple, faz todo o sentido que a empresa de Cupertino recorra à mais recente tecnologia da sua fornecedora para equipar o seu próximo modelo de smartphone mais avançado.

E se o fizer, o iPhone 15 Ultra será o primeiro smartphone do mundo a apresentar um zoom ótico variável. Já se sabe que este modelo irá também incluir o novo processador A17 Bionic que trará consigo melhorias no desempenho.

Com este novo sistema ótico ao alcance da Apple, é possível que a empresa opere outras melhorias no novo processador para que este lide de forma mais eficaz com a parte ótica. Afinal, parece que a Apple não estava a resistir à tendência dos zoom ótico, aguardava apenas que a tecnologia fosse mais desenvolvida e apresentasse mais “encantos”.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt