Samsung Galaxy S23 Ultra com 'zoom épico', mas outra vez?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A fabricante líder de mercado lançou nos últimos dias uma forte campanha de divulgação onde destaca as capacidades de ampliação dos seus Samsung Galaxy S23. Por outras palavras, foca-se no zoom épico que acompanhará os seus próximos smartphones.

O teor do material de marketing já divulgado transmite uma forte certeza. A prioridade dos próximos telemóveis premium da Samsung será a experiência de câmara fotográfica, um dos aspetos e atributos mais valorizados pelo consumidor na hora da compra.

Ampliação ou zoom será um dos destaques dos Galaxy S23

Samsung Galaxy S23

Em simultâneo, torna-se igualmente notório o destaque dado pela marca ao seu modelo mais caro, o Samsung Galaxy S23 Ultra. É aqui que encontraremos a melhor experiência geral de ecrã, potência, produtividade com a S-Pen, bem como as melhores câmaras.

Tal como na geração prévia, as prioridades e principais pontos de venda estarão concentrados na câmara fotográfica e aspetos conexos. Ora, para este ano, no Samsung Galaxy S23 Ultra teremos um novo sensor Samsung HP2 de 200 MP, o primeiro a ser empregue num smartphone da marca com estas capacidades.

Profusamente divulgado online, este é o Samsung Galaxy S23 Ultra

Galaxy S23 Ultra in Green. pic.twitter.com/OEMkAEaKiG

— Alvin (@sondesix) 21 de janeiro de 2023

A fabricante destacará, sem dúvida, os benefícios e capacidades deste sensor de 200 MP, mas poderá este reforço de megapíxeis dotar os telefones de uma melhor ampliação da imagem? Muito provavelmente sim, conjugando o zoom ótico com a ampliação digital.

Por outras palavras, teremos um aperfeiçoamento da fórmula já empregue em 2022 com a geração Galaxy S22, sobretudo no atual modelo S22 Ultra 5G. Há, assim, pouco de novo que o possamos classificar efetivamente como tal - novo ou inédito.

Samsung Galaxy S23 Ultra 100x ZOOM #galaxys23ultra #galaxys23 pic.twitter.com/JQDviLdTBz

— Gaurav Agrawal (@Agrawalji_Tech) 22 de janeiro de 2023

Abundam já no Twitter, entre outras redes sociais, os vídeos onde podemos ver as capacidades de ampliação do smartphone. É particularmente notório no modelo Ultra e, por exemplo neste último vídeo, temos realmente uma boa amostra.

Note-se, porém, que para tirar partido destas capacidades de ampliação dignas de nota o telefone tem que estar imóvel ou montado num tripé (idealmente). De outro modo tudo o que conseguirão será algo extremamente difuso e inutilizável.

Ampliação digna de nota, mas até que ponto será útil no quotidiano?

Galaxy S23 Ultra.The store who has the phone is already making a few camera tests. 👀This one is a zoom test. pic.twitter.com/Ei7jzaqQUj

— Alvin (@sondesix) 21 de janeiro de 2023

Podemos tirar efetivamente partido destas capacidades para nos aproximarmos de um determinado objeto. Para inspecionar um monumento ao long, ou para captar novas fotos da Lua. Ainda assim, pouco de novidade antevejo nestes smartphones face a tudo o que já conheci nos fantásticos Galaxy S22.

Posso, e espero, estar enganado, pois desejo efetivamente encontrar novidades dignas de nota. Ainda que nos vídeos acima possamos ver não só as suas capacidades de ampliação, mas também os novos esquemas de cor, para um smartphone premium quero mais novidades além das novas cores e zoom reforçado.

Épico, sim, mas apenas no modelo Samsung Galaxy S23 Ultra 5G

Mais ainda, para tirar partido deste "zoom épico" temos que optar pelo modelo Galaxy S23 Ultra 5G, naturalmente o mais caro. É uma estratégia empregue também pela Apple que, a cada nova geração de iPhone, aumenta a diferenciação entre o modelo base e as versões Pro.

Samsung Galaxy S23 Ultra World Exclusive Unboxinghttps://t.co/w7obgq3uAw pic.twitter.com/bJC1aa1GMW

— Gaurav Agrawal (@Agrawalji_Tech) 22 de janeiro de 2023

É, porém, natural e mormente justo que a fabricante queira aumentar as suas margens de lucro ao estimular a compra do modelo mais caro. Ao que tudo indica, nesta geração o destaque vai para o novo sensor de 200 MP, possivelmente ausente dos modelos-base e do modelo S23 Plus.

Sensor de alta definição com pouca distorção e menor ruído digital

Galaxy S23 Ultra There is also an exciting function that no leaker has mentioned so far. I won't tell you either. Keep some mystery for it and wait for you to discover it yourself.Click here:https://t.co/vzobMRR522 pic.twitter.com/RtICk6x45q

— Ice universe (@UniverseIce) 12 de janeiro de 2023

A par de tudo quanto foi aqui dito e demonstrado, acredito e espero que a Samsung guarde algumas surpresas para a apresentação. Caso contrário, será mais um Galaxy, mais um lançamento, mais um produto inflacionado pelo marketing, com pouco de (nova) substância para nos entregar efetivamente.

Inovação precisa-se para singrar em 2023!

The curvature viewed from the top.Left: Galaxy S22 UltraRight: Galaxy S23 UltraYou can see that the curves at the top and bottom parts of the S23 Ultra are not perfectly half-circle like the S22 Ultra. pic.twitter.com/BgpA899NP0

— Alvin (@sondesix) 21 de janeiro de 2023

Em suma, se o Samsung Galaxy S22 Ultra 5G venceu o prémio 4gnews de Smartphone do Ano pela inovação e tudo o que trouxe ao mercado, pergunto-me agora, o que há de novo nesta sequela? Cor, mais ampliação, menos ruído na imagem?

Preciso de mais! Esta é a empresa líder de mercado e espero nada menos que perfeição (e uma boa dose de inovação) nos próximos lançamentos. Recordo, por fim, que o evento Galaxy Unpacked 2023 está marcado para o próximo dia 1 de fevereiro.

Samsung #GalaxyS23 high quality promotion material leaked just ahead of the official launch on 1st February pic.twitter.com/WevwWxKBD4

— Galaxy Mobile (@galaxymobile111) 18 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.