iPhone 15 Pro Max (ou Ultra) será o único a ter atributo há muito desejado

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Na próxima geração iPhone 15, que deverá ser lançada em setembro deste ano, a Apple poderá incluir um atributo há muito desejado, mas apenas no seu modelo mais avançado.

O iPhone 15 Pro Max (ou Ultra, ainda não se sabe a designação comercial) será o único modelo da nova série a incluir um sensor periscópio com zoom ótico.

Modelo mais avançado do iPhone 15 terá sensor periscópio

iPhone 14 Pro Max
No próximo modelo mais avançado do iPhone 15, a Apple vai integrar um novo sensor periscópio Crédito@Apple

Em setembro deste ano, quando lançar a nova geração do iPhone, a Apple vai manter a estratégia de diferenciar os modelos Pro dos modelos base. Segundo os rumores mais recentes irá até distinguir os dois modelos mais avançados, incluindo especificações no iPhone 15 Pro Max que serão exclusivas deste terminal.

De acordo com a publicação sul-coreana The Elec um exemplo disso será o sensor periscópio que apenas irá ser integrado na configuração de câmara traseira do iPhone 15 mais avançado. Ainda segundo a mesma publicação, a empresa de Cupertino pretende usar um sensor periscópio Folded Zoom.

O The Elec avança ainda que apenas em 2024, com o iPhone 16, mais terminais da série podem incluir este atributo tão desejado e já incluído nos smartphones Android desde há algum tempo.

Recorde-se que um sensor periscópio permite ampliar, sem desfocar a imagem, graças ao zoom ótico integrado. Este é outro ponto que não é esclarecido pela publicação sul-coreana. Sabemos que o iPhone 15 mais avançado terá sensor periscópio, mas não sabemos a capacidade do seu zoom ótico.

Algumas fontes estão a supor que, para já, a Apple ficará atrás da Samsung neste aspeto, uma vez que o Galaxy S23 Ultra terá um sensor periscópio com zoom ótico de 10x.

Mas, pormenores à parte, a Apple parece mesmo apostada em integrar este atributo no seu smartphone icónico. E agora procura fornecedores para ajudar com a estabilização ótica de imagem exatamente nos sensores periscópio.

Por agora, a empresa de Cupertino tem em vista dois candidatos sul-coreanos: a LG Innotek e a Jahwa Electronics, mas ainda não existe informação sobre acordos estabelecidos com qualquer uma destas empresas.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt