Xiaomi quebra novo recorde com os seus smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A fabricante chinesa liderada por Lei Jun tem mais um recorde de que se pode orgulhar graças aos seus smartphones Android. Em particular, devido à sua mais recente geração de smartphones topo de gama, os Xiaomi 13 anunciados em dezembro na China.

Dotados de caraterísticas técnicas renovadas e um mesmo espírito disruptivo que vimos durante o lançamento da gama Xiaomi 12S, os novos telemóveis Xiaomi 13 trazem agora o mais brilhante ecrã em qualquer Android.

O feito foi destacado pelo próprio CEO, Lei Jun nas vésperas da chegada desta nova gama ao mercado da Europa.

Brilho máximo de 1900 nits coloca o Xiaomi 13 num novo patamar em 2023

Xiaomi smartphone Android
Publicação feita por Lei Jun no seu perfil da rede social chinesa Weibo.

Fê-lo através de uma publicação no seu perfil da Weibo, a rede social chinesa, onde partilharia uma imagem de cariz publicitário com este atributo dos seus Xiaomi 13. Em causa está a capacidade de o ecrã AMOLED atingir um valor recorde de brilho máximo.

Mais concretamente, tal como podemos observar pela imagem acima, o seu ecrã alcança os 1900 nits em pico. Isto é, entrega mais brilho que nunca em condições de extremo brilho e luz ao ar livre. Tudo para podermos continuar a ver, bem, os conteúdos exibidos no ecrã do equipamento.

Foi o próprio fundador e homem-forte da Xiaomi a evidenciar este feito dos seus novos smartphones Android. Conforme o seu testemunho, o ecrã apresenta uma exibição praticamente perfeita, mesmo quando sob ele incide forte luz solar, por exemplo.

Mais brilho e menor consumo energético nos smartphones Xiaomi 13

Xiaomi smartphone Android
Partilha feita na rede social chinesa Weibo destacando a câmara dos Xiaomi 13.

As vantagens para o consumidor e utilizador são da ordem pragmática. Será mais fácil ver qualquer conteúdo independentemente do dia de sol, ou luz ambiente. Tal facto, aponta Lei Jun, vem também colocar os novos Xiaomi 13 acima dos demais Android.

Tal como aponta a publicação Mydrivers, este é o novo recorde da Xiaomi que, mais uma vez, emprega os melhores ecrãs desenvolvidos e fabricados pela Samsung. Em causa está a tecnologia Samsung E6 AMOLED com novos materiais na sua composição.

Xiaomi 13 usa ecrã E6 AMOLED fabricados pela sul-coreana Samsung

Xiaomi 13
Imagem promocional com os novos smartphones Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro.

O resultado? Um aumento no brilho na ordem dos 22%, além de uma redução do consumo energético. Na prática, temos assim os 1900 nits de brilho máximo, em pico. Porém, em utilização comum o seu brilho rondará os 1200 nits, valor ainda assim elevado.

O novo substrato laminado empregue pela Samsung nos E6 AMOLED permite-lhes também poupar energia ao exigir menos "poder" para entregar este valor de brilho. Desse modo, a exigência de bateria é também menor, podendo melhorar a sua autonomia.

Smartphones chegam em breve à Europa, ainda sem preço definido para Portugal

smartphone Xiaomi 13
Os vários esquemas de cor para o smartphone Xiaomi 13.

A Xiaomi informa ainda que todos os painéis AMOLED empregues nos seus Xiaomi 13 são cuidadosamente selecionados pela Samsung entre a sua nova gama E6 AMOLED. Desse modo, contamos efetivamente com um padrão de excelência neste quesito.

Por fim, em termos de bateria os Xiaomi 13 trazem células de 4 500 mAh de capacidade. De acordo com a própria marca, a autonomia está ainda melhor nesta geração graças à otimização de software com a MIUI 13 e, sobretudo, graças às melhores caraterísticas técnicas.

Recordamos ainda que os novos smartphones Xiaomi 13 usam o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. Agora, resta-nos aguardar pelo seu lançamento na Europa, algo que deverá coincidir com a apresentação da fabricante na Mobile World Congress (MWC) 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.