iPhone 15 Pro: esta pode ser a maior diferença face aos iPhone 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A qualidade de construção nos telemóveis Apple foi, desde sempre, um dos seus pontos mais fortes. A precisão e detalhe dos acabamentos foi, durante vários anos, praticamente sem única no mercado de dispositivos móveis.

Agora, para a gama Apple iPhone 15 a gigante de Cupertino pode dar um novo passo ousado para continuar a melhorar este quesito, o uso de titânio.

O metal de grande resistência e leveza incrível, pode fazer a diferença na próxima gama de telemóveis iOS face aos atuais iPhone 14 que usam o aço inoxidável nos modelos Pro.

Por outro lado, o alumínio anodizado continua a ser o material de eleição para os modelos-base, mais baratos, sendo porém a liga de alumínio um material menos resistente.

A próxima geração de telemóveis Apple deve ser mais leve e elegante

Apple iPhone 15 Pro

Recordamos, a propósito, que a Apple usa o aço inoxidável nos seus melhores modelos desde o iPhone 12 Pro. Para 2023, porém, podemos vir a ter o titânio como principal material de construção. Caso tal suceda, será um novo e inconfundível toque para estes dispositivos móveis, mais leves e ainda mais duráveis.

Nesse sentido apontam já inúmeros relatos. Entre fugas de informação periódicas e rumores mais ou menos informados, certo é que esta é uma das teses mais badaladas dos últimos meses. O melhor de tudo? O uso de titânio pode resolver uma das críticas apontadas aos modelos Pro da gigante de Cupertino.

Utilização de estrutura em titânio deve reduzir o peso em até 8%

The iPhone 15 Pro is rumored to be available in two new colors: a dark blue and “Titan Gray”Which one would you pick? pic.twitter.com/tZ63DpnSxn

— Apple Hub (@theapplehub) 25 de agosto de 2023

Apontam-se, amiúde, a crítica de serem algo grossos e um tanto pesados, sendo-o efetivamente. Pois bem, ao usar uma estrutura em titânio, o peso do dispositivo móvel seria reduzido entre 7 a 8% face aos atuais modelos de iPhone 14 Pro.

Por exemplo, o iPhone 14 Pro Max com o seu ecrã de 6,7 polegadas pesa uns muito consideráveis 240 gramas. Está longe de ser um smartphone compacto ou leve, mas segundo avança a publicação 9to5Mac, poderá pelo menos ficar um pouco mais leve.

The iPhone 15 Pro models will have the thinnest bezels ever.According to a comparison image posted by the Korean blog Naver user yeux1122, the iPhone 15 Pro will have a bezel of only 1.55mm, compared to the 2.17mm bezel of the iPhone 14 Pro#iphone15pro #iPhone14Pro #iphone15pic.twitter.com/8KjKWsq0E3

— Naveen Tech Wala (@NaveenTechWala) 22 de agosto de 2023

Se as suas estimativas estiverem certas, então a próxima geração de telemóveis iOS poderá ser até 8% mais leve, reduzindo-se sobretudo o peso da estrutura metálica. Por outro lado, o peso da bateria e módulos fotográficos pode aumentar este ano.

Durabilidade assegurada e menos peso para os iPhone 15 Pro

Em todo o caso, estas são as previsões de peso apontadas pela fonte referida acima:

  • iPhone 14 Pro: 206 gramas
  • iPhone 14 Pro: Max 240 gramas
  • iPhone 15 Pro: 191 gramas
  • iPhone 15 Pro Max: 221 gramas

Ainda que a diferença possa parecer subtil no papel, uma vez que este é um dos produtos que utilizaremos todos os dias. Que viajará quase sempre no nosso bolso, acredito que possa efetivamente fazer a diferença em cenário de uso real.

Importa ainda notar que o titânio é consideravelmente mais resistente que o aço inoxidável. Mais ainda, face ao alumínio, o titânio também é mais resistente a variações drásticas na temperatura, podendo também ser anodizado. Ou seja, pode ser "pintado" com qualquer cor que a Apple bem entender.

Titânio é mais leve e mais robusto, mas o iPhone ficará mais caro

iPhone 14 Pro Max -> iPhone 15 Ultra• 3x -> 6x telephoto camera • A16 -> A17• Stainless Steel -> Titanium frame • Lightning -> USB C• 20w -> 35w charging • 4323mah -> 4,852mah battery • 6gb -> 6/8gb ram• 128gb -> 256gb base storage $1099 -> $1299 pic.twitter.com/q8BOZnbE48

— Anthony (@TheGalox_) 27 de agosto de 2023

O melhor de tudo? O titânio tem uma textura sem brilho ou mate, perfeita para quem não gosta de ver as dedadas e outras sujidades no seu smartphone, mantendo-se assim o telefone com aspeto mais limpo.

Por fim, a única desvantagem óbvia deste material é o facto de ser mais difícil de trabalhar, além de mais caro de obter. Posto isto, é efetivamente possível que o preço dos iPhone 15 Pro sofram um aumento de preços muito considerável - até 200 €.

An iPhone 15 Pro in Red would have been stunning… pic.twitter.com/0acFGMjUku

— Apple Hub (@theapplehub) 26 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.