Liberta armazenamento no teu smartphone Android. Sabe como

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O teu smartphone está a alertar para a falta de espaço no armazenamento interno? Tens dificuldade em instalar novas aplicações?

Esta é a altura ideal para libertar espaço no teu armazenamento interno. Com estas dicas simples e práticas, o teu smartphone Android vai ganhar algum espaço que pode até otimizar o desempenho do terminal.

Desinstala as aplicações não utilizadas

imagem de um homem a mexer no smartphone
Algumas tarefas simples de executar libertam espaço no armazenamento interno do smartphone Crédito@JonasLeupeWarg/Unsplash

Se não estás a usar uma aplicação, desinstala-a. Além de libertares espaço de armazenamento, evitas que prejudique a memória RAM do terminal e que esta aplicação possa executar ações em segundo plano.

Qual é a forma mais simples e rápido para desinstalar apps? Vai até à Google Play Store, carrega no teu perfil e seleciona Gerir apps e dispositivos. Depois carrega em Gerir, aqui vais ter acesso a uma lista de todas as aplicações instaladas e podes escolher a forma pela qual são ordenadas, entre usadas mais recentemente e menos usadas. Opta por este último filtro, marca as apps e depois é só escolher desinstalar.

Limpa a cache

A cache é uma área de armazenamento temporário que guarda dados de aplicações. Se limpares esta área, periodicamente, esses dados temporários são apagados e excluídos do smartphone.

Para o fazeres, segue para o menu de “Configurações” e seleciona “Armazenamento”. Esta operação vai mostrar-te uma lista de todos os arquivos guardados no smartphone. Faz scroll para baixo, até à secção “Cache” e toca em “Limpar a cache”.

Usar o cartão de memória para as aplicações

Se tiveres um cartão de memória, podes utilizá-lo para instalar e/ou mudar para o cartão algumas aplicações.

Para o fazeres, vai ao menu “Configurações” e toca em “Aplicações”. Aqui vês uma lista completa de todas as apps instaladas no smartphone. Toca na aplicação que queres mover e, de seguida em “Armazenamento”. Depois seleciona Alterar, seguido de cartão de memória.

Apagar fotos e vídeos

Uma boa forma de libertar espaço no armazenamento interno é apagares fotos e vídeos do teu smartphone.

Investe algum do teu tempo nesta tarefa que pode ser demorada se tiveres muitos ficheiros deste tipo. Podes apagar as fotos na aplicação Galeria do teu smartphone.

Usa uma app de gestão de arquivos

Podes também recorrer a uma aplicação de gestão de arquivos para libertar mais espaço. ES File Explorer, Astro File Manager e FX File Explorer são algumas das boas opções que podes usar.

Usar o armazenamento em nuvem

Para não sobrecarregares o armazenamento interno do teu smartphone, podes guardar as tuas fotos ou outros documentos importantes em serviços de armazenamento em nuvem.

Assim, não só libertas espaço como também podes aceder a estes ficheiros, a partir de qualquer equipamento, em qualquer lugar.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt