iPhone 15: modelos base e variantes Pro com atualizações significativas que vão dificultar a escolha

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Os rumores mais recentes indicam que a Apple na série iPhone 15 vai manter a diferenciação entre modelos base e Pro.

Mas parece que o iPhone 15 e 15 Plus vão ter também atualizações significativas face aos modelos anteriores. Já as variantes Pro vão integrar o novo processador A17 Bionic e talvez um sensor periscópio. A escolha promete ser difícil.

iPhone 15 e 15 Plus com Dynamic Island e sensor de 48 megapixéis

iPhone 14 Pro Max
Na série iPhone 15, a Apple vai continuar a diferenciar os modelos base dos modelos Pro Crédito@Apple

Com a série iPhone 14, a Apple começou a diferenciar os modelos base dos modelos Pro. Tanto o iPhone 14 Pro como o 14 Pro Max trouxeram consigo as principais novidades desta nova geração enquanto o iPhone 14 e 14 Plus foram alvo de algumas melhorias.

De acordo com os últimos rumores, a Apple vai manter esta estratégia de diferenciação na série iPhone 15, mas apesar de ir apresentar melhorias substanciais nos modelos mais avançados, as versões base vão surgir também com bastantes alterações.

Segundo a empresa japonesa Nomura, o iPhone 15 e 15 Plus vão chegar equipados com a funcionalidade Dynamic Island, um sensor primário de 48 megapixéis e o processador A16 Bionic, proprietário da marca e baseado no processo de 4 nm.

Na realidade, estas alterações traduzem-se nas novidades apresentadas pelas variantes Pro da atual série 14. Mas face aos modelos anteriores, os novos iPhone 15 e 15 Plus vão registar mudanças significativas.

Claro que a Apple irá, com certeza, diferenciar mais os modelos base da próxima série 15 das atuais versões Pro do iPhone 14. A nível de mercado, não faz sentido ter modelos com especificações demasiado semelhantes e com preços diferenciados. Sim, porque com o lançamento do iPhone 15, os preços do iPhone 14 podem registar uma descida.

iPhone 15 Ultra será tão Ultra como se espera?

Quanto às atualizações dos modelos Pro, a empresa japonesa Nomura afirma que os terminais vão chegar com o novo processador A17 Bionic, em princípio já baseado no novo processo de 3 nm. Espera-se também que sejam incluídos botões de feedback tátil e 8 GB de memória RAM.

Mas uma das alterações mais significativas e esperadas pode surgir apenas no modelo mais avançado da série. O tão aguardado sensor periscópio pode ser incluído, pela primeira vez, no iPhone 15 Ultra.

Sim, essa poderá ser outra das novidades. A Apple abandona a designação comercial de Pro Max para o modelo mais avançado do smartphone e adota o nome Ultra, à semelhança do que acontece com a sua linha de smartwatches.

Mas será o novo modelo Ultra tão Ultra como se espera? Ainda é cedo para saber, mas até agora todos os rumores sobre este novo terminal apontam para que tenha todas as novidades que vão ser incluídas na série 15 e inclusive que tenha especificações exclusivamente suas, como será o sensor periscópio.

Outros rumores sugerem que também a bateria do modelo mais avançado poderá apresentar uma capacidade de 5.000 mAh, nunca antes vista em modelos Apple.

Mas o preço será igualmente Ultra, dizem os especialistas de mercado, refletindo toda a tecnologia e especificações de topo que vai incluir.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt