iPhone 13 Pro e iPhone 14 Pro: as três diferenças cruciais

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Na próxima geração 14 do iPhone, a Apple vai diferenciar os modelos base dos modelos Pro. Mas de que forma a gigante tecnológica vai atualizar o seu modelo Pro para ser ainda mais avançado?
Juntámos todos os rumores para te mostrar as três diferenças cruciais que distanciam o novo iPhone 14 Pro do seu antecessor iPhone 13 Pro.

1. Design e ecrã

iPhone 14 Pro
O iPhone 14 Pro poderá ter uma variante dourada na sua palete de cores Crédito@JonProsser

As diferenças entre o iPhone 13 Pro e iPhone 14 Pro vão começar, desde logo, no design. O novo modelo vai ser mais estreito que o seu antecessor e exibir uma nova proporção de 20:9.

Mas a grande mudança é que a Apple fez cair o recorte em entalhe e vai apresentar agora o sistema ID num recorte em forma de "i" que não só é mais discreto como ocupa menos espaço.

No que diz respeito ao ecrã, o iPhone 13 Pro está equipado com um painel OLED de 6,1 polegadas e o iPhone 14 Pro chegará exatamente com as mesmas especificações e até uma resolução idêntica ao do atual.

Mas alguns rumores sugerem que a Apple vai melhorar o suporte ProMotion. Enquanto que o iPhone 13 Pro atualiza de forma dinâmica entre os 10 Hz a 120 Hz, espera-se que o iPhone Pro 14 seja mais avançado e atualize dinamicamente de 1 Hz a 120 Hz.

Saliente-se que se esta informação se confirmar o modelo 14 Po pode apresentar a funcionalidade de ecrã sempre ativo, tal como já acontece no smartwatch da Apple.

2. Processador e memória RAM

Será apenas nos modelos Pro da geração 14 do iPhone que a Apple vai integrar o seu novo chip proprietário A16 Bionic. As expetativas são bastante altas, até pelo bom desempenho registado pelo processador A15 Bionic do iPhone 13 Pro.

Por outro lado, o chip A16 será construído com tecnologia de 4 nm, o que é uma atualização significativa relativamente ao seu antecessor que está baseado no processo 5 nm.

Espera-se que o iPhone 14 Pro tenha a mesma capacidade de memória RAM presente no iPhone 13 Pro, ou seja, 6 GB. Mas parece que a Apple vai integrar a memória LPDDR5 que já provou ser mais rápida que a memória LPDDR4X integrada no iPhone 13 Pro.

3. Câmara

iPhone 14 Pro
O iPhone 14 Pro vai contar com um sensor primário de 48 megapixéis Crédito@JonProsser

A terceira grande diferença entre os dois modelos Apple encontra-se no sensor principal da configuração de câmara traseira. Tudo aponta para que a Apple integre no iPhone 14 Pro um sensor com 48 megapixéis de resolução, o que é uma atualização significativa aos 12 megapixéis do sensor primário do iPhone 13 Pro.

Espera-se também que o iPhone 14 Pro permita gravar vídeo em 8K, assim como podemos ver algumas melhorias introduzidas no Modo Cinematográfico que chegou exatamente com o iPhone 13 Pro.

Estes serão então os três pontos cruciais que vão distanciar o atual iPhone 13 Pro do seu sucessor iPhone 14 Pro que chega no mês de setembro.

De resto, o próximo smartphone da Apple deverá manter a mesma bateria de 3.095 mAh, assim como o suporte para carregamento rápido de 20 watts, já presentes no modelo atualmente disponível iPhone 13 Pro.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt