A16 Bionic: processador revela os segredos dos Apple iPhone 14

Rui Bacelar
Comentar

A próxima geração de telemóveis Apple chega em setembro com a apresentação da gama Apple iPhone 14. Entretanto, as fugas de informação mostram-nos o que esperar destes smartphones iOS, incluindo o novo processador Apple A16 Bionic para 2022.

As informações agora avançadas versam sobre o processador presente nos modelos mais caros, os Apple iPhone 14 e iPhone 14 Pro Max. Isto uma vez que os modelos base devem usar o mesmo A 15 Bionic presente nos modelos atuais de iPhone 13.

Apple A16 Bionic pode manter a litografia de 5 nm da TSMC

Apple iPhone 14 Pro

Em primeiro lugar e como referido supra, apenas os modelos "Pro" receberão o novo processador Apple. Mais concretamente, o A16 Bionic está apontado para os modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, de acordo com as fugas de informação até ao momento.

Por outro lado, os modelos base, Apple iPhone 14 e iPhone 14 Max devem receber uma versão otimizada do chipset atual, o Apple A15 Bionic. Posto isto, as nossas maiores expectativas estão presentes no processador de próxima geração.

O A16 Bionic pode estrear uma nova litografia a 4 nm da TSMC

Note-se que para este processador as fugas de informação apontavam um novo processo de construção, mais eficiente face ao padrão atual. Mais concretamente, o A16 Bionic poderia estrear o novo processo de 4 nm (litografia) da TSMC.

Todavia, as novas informações avançadas por um dos leakers mais profícuos nos assuntos relacionados com a gigante de Cupertino vem agora contrapor esta tese. Com efeito, segundo o seu testemunho, o A16 Bionic manterá a litografia a 5 nm.

From a fairly reliable source, but take this one with a big grain of MSG.A16 Bionic will continue to use 5nm from TSMC N5P. From the list I received from source “TSMCFF5”Upgrades are slightly better CPU, LPDDR5 RAM and better GPU. (1/3) pic.twitter.com/lYebcki94F

— ShrimpApplePro 🍤 (@VNchocoTaco) 26 de maio de 2022

Note-se, porém, que o próprio leaker parece questionar esta escolha da Apple, uma vez que a litografia de 4 nm já é relativamente comum. Para além disso, a fonte refere que o A16 pode, provavelmente, ser um A15 aperfeiçoado com algumas melhorias.

Mais gráficos, melhor RAM e mais (algum) poder no A16 Bionic

No 4nm. If you haven't known, Samsung and TSMC 4nm are just 5nm with a bit of salt and pepper... make sense when we heard so much about the rebrand A15 but not A16. The list also have “TSMCFF7”, which is A13 bionic. (2/3)

— ShrimpApplePro 🍤 (@VNchocoTaco) 26 de maio de 2022

As principais melhorias do novo processador serão o suporte para o padrão de memória RAM LPDDR5, mais rápida e eficiente. Além disso, terá um desempenho gráfico otimizado que tornará os iPhone 14 Pro ainda melhores para jogos e entretenimento.

Para além disso, teremos alguma melhorias no poder de processamento, ainda que sejam incrementos discretos. Não obstante, este processador trará vantagens sobre o modelo atual e marcará presença nos Apple iPhone 14 Pro a chegar em setembro.

iPhone 13 Pro notch vs iPhone 14 Pro Max cutout pic.twitter.com/Nl5czkBzAR

— Apple Hub (@theapplehub) 26 de maio de 2022

A propósito, podemos ver acima o suposto design de painel frontal para os modelos Pro com mudanças significativas no notch. É um dos rumores e hipóteses mais divulgadas nos últimos meses, mas nem por isso deixa de ser um rumor.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com