iPhone 13 Versus iPhone 14: o que vai mudar

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Em setembro, vamos conhecer o iPhone 14, mas o que é que a nova versão base do smartphone Apple vai trazer de novo face à geração anterior?

Reunimos todos os rumores divulgados até agora para perceber de que forma a gigante tecnológica vai atualizar uma versão base que possivelmente chega com poucas alterações.

Design e ecrã

iPhone 14
Imagem de capas revela o design de toda a nova "família" do iPhone 14 Crédito@FTP

Todas as informações apontam para que o próximo iPhone 14 mantenha o mesmo design e dimensões do iPhone 13. Mas parece que o novo iPhone está a ser concebido em vidro nas zonas frontal e traseira com uma moldura de alumínio no meio. Por outro lado, é também expectável que a Apple apresente variantes de cores diferentes das atuais.

Já no que diz respeito ao ecrã o iPhone 14 vai ter um painel OLED com 6,1 polegadas que terá o habitual entalhe para alojar os sensores frontais. Tal e qual como o iPhone 13!

Por outras palavras, a Apple vai manter a mesma taxa de atualização de 60 Hz, reservando o suporte ProMotion 120 Hz para os modelos Pro. Mas o iPhone 14 pode chegar com um brilho máximo superior à atual geração, de forma a facilitar a visualização do ecrã em espaço exterior.

Processador e memória RAM

Muito provavelmente a Apple vai equipar o iPhone 14 com o mesmo chip A15 Bionic presente no iPhone 13. Alguns rumores apontam para que a empresa dê uma nova designação comercial a este chip proprietário para não defraudar os potenciais utilizadores que procuram inovação.

Mas há uma melhoria que fará a diferença. A empresa de Cupertino pode aumentar a memória RAM de 4 GB para 6 GB do tipo LPDDR5 na próxima versão do modelo base. Esta "pequena grande" alteração pode levar a que o smartphone seja mais rápido e assim responder às expetativas dos utilizadores.

No entanto, contas feitas o desempenho do iPhone 14 será bastante similar à da atual geração 13 do smartphone Apple.

Saliente-se ainda que muito possivelmente, os modelos não Pro devem receber menos tempo de atualizações do que os modelos avançados, uma vez que não vão integrar o novo chip A16 Bionic.

Parte ótica

À semelhança do seu antecessor, o iPhone 14 também vai apresentar-se com uma configuração de câmara traseira dupla com os mesmos sensores primário e ultrawide de 12 megapixéis.

Mas os rumores divulgados até agora indicam que a câmara ultrawide será alvo de melhorias, possivelmente com a integração de recursos de foco automático e macro.

Por outro lado, parece que a câmara frontal será também alvo de uma atualização, com a introdução de foco automático e estabilização de imagem, e há até quem diga que terá uma qualidade quase idêntica à da câmara traseira.

Bateria e suporte para carregamento

Sobre este ponto em específico, existem poucas (ou mesmo nenhumas informações), por isso não sabemos se a Apple pretende aumentar o tamanho da bateria a incluir no iPhone 14.

Recorde-se que a empresa fez uma atualização significativa no iPhone 13, ao incluir uma bateria de 3.227 mAh, já que o iPhone 12 estava equipado com uma de 2.815 mAh. Mas até agora nenhum rumor aponta para mudanças nesta área.

No mesmo sentido, o iPhone 14 também não terá uma velocidade de carregamento mais rápido, mantendo os mesmos 20 watts da geração anterior que carrega a bateria a 100% em aproximadamente duas horas.

Em resumo, o iPhone 14 trará consigo muito poucas alterações face ao seu antecessor. E se a Apple, em setembro após o lançamento da nova geração de smartphones, reduzir o preço do iPhone 13, é possível que muitos utilizadores optem por comprar este modelo em vez de adquirir o novo modelo 14. Afinal, ambos oferecem sensivelmente a mesma coisa e a grande diferença estará, sem dúvida alguma, no preço.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt