Apple: mais novidades reveladas sobre o iOS16/iPadOS 16

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Falta pouco tempo para a edição deste ano da conferência WWDC da Apple, na qual a marca vai revelar os novos iOS16 e iPadOS 16.

Os mais recentes rumores revelam que ambos os sistemas operativos trazem consigo muitas novidades na multitarefa e novos atalhos que vão ser muito úteis.

iPadOS 16 com funcionalidade multitarefa semelhante ao modo tablet do Windows 10

iOS 16
O iOS 16 vem suceder ao iOS 15 atualmente presente na geração mais recente do iPhone

Aproxima-se a data da conferência WWDC da Apple, que se realiza entre os dias 6 e 10 de junho, e na qual a empresa vai revelar os novos iOS 16 e iPadOS 16. Como não podia deixar de ser, com a proximidade da data multiplicam-se os rumores sobre ambos os sistemas operativos.

Agora foi divulgado que o iPadOS 16 traz consigo a funcionalidade de multitarefa e que esta funciona como o modo tablet do Windows 10. Mais: os mesmos rumores avançam que o utilizador pode alternar a qualquer momento.

Mas também foram feitas revelações sobre o próximo iOS16 e, de acordo com as informações agora divulgadas, o sistema operativo chega com ícones redesenhados que permitem aceder a funções bastante práticas e úteis.

Entre outros recursos, o iOS 16 vai trazer consigo ícones de atalho, localizados na zona inferior da interface quando o terminal está bloqueado. O que significa que os utilizadores podem, de forma rápida e simples, aceder a certas funcionalidades do terminal.

Por outro lado, o novo sistema operativo da Apple vai contar também com widgets interativos, temporizadores e bloqueio para aplicações.

Apple quer que aplicações tenham opção para excluir conta criada

Permite a personalização à medida de cada utilizador e a biblioteca de recursos vai agora residir na barra Dock.As mesma fontes avançam que o iOS16 vai ainda adicionar um histórico de suporte à calculadora, uma nova interface de comutação interativa, um igualmente novo centro de controlo, entre outros recursos que vão chegar agora.

Entretanto, notícias recentes deram conta de que a Apple enviou um alerta para os programadores de aplicações, avisando-os de que todas as apps que tenham criação de contas vão ter de incluir também uma função para apagar essas contas.

As diretrizes da Apple ditam que as aplicações devem ter opções fáceis que permitam ao utilizador excluir uma conta. Nesse sentido, o novo iOS16 vai também integrar essa mesma função de exclusão de contas.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt