iPhone 13 mini frente a frente com iPhone SE: qual é o melhor compacto da Apple?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 4 min.

Tanto o iPhone 13 mini como o novo iPhone SE têm um tamanho e formato compactos, ambos estão também equipados com o chip Bionic A15 da Apple.

Distinguem-se por 0,7 polegadas de ecrã e 300 euros no preço, entre outras "pequenas" diferenças. Mas será que vale a pena o investimento no iPhone 13 mini ou o iPhone SE responde às necessidades por um custo mais acessível? A resposta em quatro pontos.

1. Processador, memória RAM e armazenamento interno

iPhone 13 mini
Na conferência de primavera da Apple foi anunciada a variante verde no iPhone 13 e iPhone 13 mini

A Apple equipou tanto o iPhone 13 mini como o novo iPhone SE com o seu poderoso processador A15 Bionic, construído com o processo de 5 nm. Ambos os terminais também integram 4 GB de memória RAM, assim como executam o sistema operativo iOS 15.

Como consequência, os dois smartphones fornecem um bom desempenho, de igual modo. E nesta "luta" perfeitamente equilibrada", o iPhone 13 mini poderá ter uma pequena vantagem, apenas por disponibilizar uma variantes com mais capacidade de armazenamento interno.

Recorde-se que o iPhone SE está disponível com 64, 128 e 256 GB enquanto que o iPhone 13 mini não tem a variante de 64 GB, mas acrescenta a opção de 512 GB de capacidade no armazenamento interno.

Por oferecer mais espaço na memória interna, alguns utilizadores podem escolhê-lo em detrimento do modelo SE 2022, quanto mais não seja porque permite guardar na memória interna do terminal mais fotos e apps para aqueles momentos de lazer.

2. Bateria e suporte para carregamento rápido

Tal como referimos no ponto anterior, ambos os smartphones estão equipados com o chip A15 Bionic da Apple que está otimizado no que respeita ao consumo de bateria.

É também agora do conhecimento público – ainda que a Apple nunca revele esta informação nas suas conferências – que o iPhone SE está equipado com uma bateria de 2.018 mAh enquanto que o iPhone 13 mini integra uma bateria de 2.438 mAh. Basta apenas esta diferença de capacidade, para o compacto 13 mini ganhar o embate da autonomia.

Mas restassem dúvidas, recentemente foi feito um teste pelo youtuber Brandon Butch que mostrou que o iPhone 13 mini teve autonomia durante cinco horas e 55 minutos enquanto que o modelo SE se ficou pelas cinco horas e 16 minutos. De acordo com o youtuber, a a câmara do iPhone SE terá afetado a vida útil da sua bateria.

Acrescente-se ainda que, apesar de ambos os modelos contarem com suporte para carregamento rápido de 18 watts, o iPhone 13 mini é o único dos dois a fornecer suporte para carregamento MagSafe.

3. Ecrã

iPhone SE 2022
De acordo com alguns analistas de mercado o iPhone SE não está a vender o número de unidades previstas

Este é um dos pontos em que os dois compactos da Apple mais se diferenciam, a começar desde logo pelo tamanho do ecrã que difere em 0,7 polegadas que podem fazer toda a diferença. O iPhone SE está equipado com um ecrã de 4,7 polegadas e o iPhone 13 mini exibe um ecrã de 5,4 polegadas.

Mas a resolução de 2340x1080 pixéis, o painel Super Retina, a certificação HDR10 e o suporte para Dolby Vision dão todas as vantagens ao ecrã do iPhone 13 mini quando em confronto com o atual modelo SE que não conta com estas especificações.

Com um tamanho adequadamente pequeno, o ecrã do iPhone 13 mini fornece quase a mesma qualidade de desempenho que o modelo iPhone 13, além de integrar reconhecimento facial 3D, graças à funcionalidade Face ID.

4. Câmara

Este é outro dos pontos em que as comparações chegam a ser injustas, uma vez que apenas pelo facto de a configuração de câmara do iPhone 13 mini ser mais avançada do que a do iPhone SE, dá quase que automaticamente a vantagem ao primeiro terminal.

Recorde-se que o modelo 13 mini no painel traseiro apresenta um sensor primário de 12 megapixéis com estabilização ótica de imagem complementado por um sensor ultrawide também com 12 megapixéis de resolução.

Por sua vez, o iPhone SE conta apenas com um sensor traseiro de 12 megapixéis. Logo, os utilizadores adeptos de fotografia devem avaliar muito bem a sua escolha, tendo em conta as diferenças significativas entre os dois terminais.

Estes são então quatro pontos cruciais onde os dois smartphones mais compactos da Apple podem defrontar-se. Como acabaste de constatar, o iPhone 13 mini apresenta uma autonomia de bateria superior, assim como melhores câmaras e ecrã do que o iPhone SE.

Mas, em contrapartida, o iPhone SE está equipado com o mesmo processador e oferece o mesmo desempenho que o seu "rival" 13 mini, graças ao processador A15 Bionic da Apple integrado em ambos os modelos e por um custo mais acessível – o SE está disponível a partir dos 529 euros enquanto que o preço do iPhone 13 mini começa nos 829 euros.

De salientar ainda que notícias recentes dão conta de que uma grande parte dos utilizadores globais está a optar por adquirir modelos do iPhone 13 e que o novo iPhone SE não está a ter o sucesso esperado. Tanto é que que Apple poderá reduzir a produção do terminal em 20 milhões de unidades.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt