Apple: iOS 16 surge online pela primeira vez num terminal teste

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O próximo sistema operativo da Apple, o iOS 16, acaba de ser detetado online num dispositivo teste.

Previsto para ser apresentado no próximo mês de junho na conferência WWDC22, parece que o novo sistema operativo está um pouco atrasado em relação a outros anos e tem de enfrentar novos desafios.

Primeiro desafio do iOS 16 será a adaptação ao ecrã com punch hole

O iOS 15 vai já na sua versão 15.4x que indica que estará a atingir o final do seu ciclo de vida. Como já afirma a expressão popular "rei morto, rei posto", eis que é detetado online um dispositivo teste do próximo iOS 16. A descoberta foi feita pelo site LetemSvetemApplem que encontrou os testes ativos.

Um dos primeiros pontos salientados nesta descoberta é que a Apple parece estar um pouco atrasada no iOS 16, relativamente aos prazos que cumpriu no anterior sistema operativo. Ainda assim, mantém-se a previsão de que será revelado no próximo mês de junho, na conferência WWDC22, ainda sem data marcada.

Outro dos pontos que os analistas destacam é que o primeiro desafio do novos sistema operativo móvel da Apple é adaptar-se ao ecrã do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max que devem substituir o entalhe da câmara frontal por um novo punch hole.

Esta "pequena grande" alteração modifica a proporção do ecrã que fica maior e, por essa razão, a interface de utilizador terá de ser bem definida para permitir que aplicações terceiras façam o seu trabalho.

De resto, apenas se sabe que o iOS 16 deverá ser otimizado no que respeita ao consumo de energia e na velocidade, além de integrar recursos que alguns rumores avançam como inovadores.

Modelos de iPhone elegíveis para o iOS 16

Segundo alguns rumores a circular no mundo Web, mas que carecem de confirmação, o iOS 16 já não vai chegar aos modelos iPhone 6s, iPhone 6s Plus e o iPhone SE mais antigo. O que significa que os terminais iPhone 7 ou superior, além do novo iPhone SE, vão receber a grande atualização para o novo sistema operativo.

Se esta informação se confirmar, podemos concluir que o iOS 16 necessita como requisito mínimo do processador A10 para ser instalado.

Por outro lado, tal também significa que a Apple está a estender a vida útil dos seus equipamentos através das atualizações disponibilizadas. Recorde-se que o iPhone 6s foi lançado em 2015 e apenas agora em 2022 é que não será elegível para o novo sistema operativo da marca.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: serviços podem levar utilizadores a comprar equipamentos iOS
  • iPhone 13 versus iPhone SE 2022 em teste de autonomia de bateria (vídeo)
  • Apple começa a testar o iOS 16 mais tarde que o habitual
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt