iOS 8- Tudo o que em breve chegará ao seu Apple

Rui Bacelar

O iOS 8 é a atualização de software mais importante de sempre, tanto para programadores, como para o resto das pessoas. E qual era a nossa intenção? Muito simplesmente, conseguir que a utilização do dispositivo fosse o mais natural possível.

Assim, cada aperfeiçoamento tem um objetivo.Cada nova característica tem uma razão de ser. Todas as funções são mais pensadas e cada detalhe é mais eficiente. Tudo se combina numa experiência surpreendente de início mas que rapidamente se vai revelar indispensável.

Estas são as palavras da iPhone.

Hora aproximada da actualização na Europa:

Dia 17 de Setembro de 2014

GMT Reino Unido Europa Central Europa de Leste
17:00 H 18:00 H 19:00 H 20:00 H

Agora que sabe o dia e hora aproximada da chegada do iOS 8 ao seu iPhone, deixo-lhe uma saborosa antevisão das novidades que em breve estarão disponíveis, só para si:

1-Saúde

"Uma nova forma de usar os seus dados de saúde e desporto."

Uma das maiores adições ao novo iOS 8 é a aplicação Saúde que lhe trará todas as informações recolhidas sobre a sua saúde e forma física, como por exemplo, as suas actividades diárias, um contador de calorias, o seu ritmo cardíaco, a sua pressão arterial, os seus hábitos ou padrões de sono, entre outras.

Além de ter todos os dados reunidos numa simples e elegante aplicação, esta poderá também recolher ainda mais dados de dispositivos externos, tal como pulseiras da Nike, entre outras. A Apple não deixa nada ao acaso, e esforça-se para lhe proporcionar toda a atenção e informação que merece e precisa. Por isso mesmo, poderá num futuro próximo, descarregar os resultados das suas análises ao sangue, historial de doenças, além de ver o quanto correu no seu jogging matinal ou exercício de final de tarde.

2-Comece a escrever no Mac e acabe no iPhone ou iPad com a Handoff

iPhone, iPad e Mac. Nunca estiveram tão unidos.

A nova extensão, Handoff, para a AirDrop, permitir-lhe-à começar a escrever um email em qualquer dispositivo iPhone. Pode até enviar mensagens SMS a partir de qualquer dispositivo Apple.

Esta nova aplicação, Handoff tornará ainda mais simples a conexão do seu Mac a um hotspot criado pelo seu iPhone.

3- Novo Design e Animações

São os pequenos detalhes que fazem uma grande diferença.

A iOS 8 ainda mais simples e directo, em comparação com o iOS 7 e regra geral, diminui o número de animações ao longo dos painéis, o que será especialmente apelativo para dispositivos mais antigos como o iPhone 4/4S. Além de várias melhorias, a maneira como as coisas são feitas, a forma de interagir, está ainda mais fácil e bonita. Melhorando bastante a navegação pelas aplicações padrão e por toda a interface.

Neste iOS 8 tem novas maneiras de responder às notificações, entrar rapidamente em contacto com as pessoas que fala frequentemente, além de novas e inovadoras maneiras de organizar os seus documentos e email, para evitar perdas de tempo. Além disso, agora poderá enviar até 5GB de anexos via email, utilizar controlos por gestos, bastando deslizar o email para a esquerda para o eliminar, ou para a direita para o destacar. Tudo isto a pensar em si.

4- Fotografias

As suas fotografias todas, agora em todos os seus dispositivos.

A aplicação Fotografias vai receber um enorme update no Apple.

Em suma, todas as fotos e vídeos que tirar/capturar, serão armazenadas na iCloud Drive na máxima resolução de origem. Os primeiros 5 GB são grátis, ao que poderá expandir o armazenamento até 1 TB mediante um preço adequado.

5- iCloud Drive

Ficheiros de todos os tipos, agora em todos os seus dispositivos.

Provavelmente já conhece o Google Drive, o Box, DropBox ou tantos outros. Pois bem, o iOS 8 é um serviço em tudo similar, onde pode guardar e partilhar todos os seus ficheiros, sejam documentos ou de multimédia, com todos os seus dispositivos Apple, com o iOS 8, OS X e até com dispositivos Windows. Cada aplicação que funcione com o iCloud Drice terá a sua própria pasta, dentro da interface da Drive.

Como já referido anteriormente, o serviço terá 5 GB grátis, podendo ser expandido até 1 TB, consoante as suas necessidades.

6- O Spotlight

O Spotlight está ainda mais brilhante.

As novidades aqui são muitas e repletas de funcionalidade. Comecemos pela busca na Wikipédia. Basta escrever um termo como "Ponte 25 de Abril" e ver um excerto do artigo da Wikipédia. Toque no excerto e o Spotlight mostra o artigo completo.

Quanto às notícias, basta definir previamente os seus interesses, e quais temas gostaria de acompanhar. O Spotlight reconhece os assuntos mais procurados e adapta os resultados em função da sua popularidade. Para que nunca perca as últimas notícias dos seus temas preferidos.

O Spotlight acompanha-o para onde quer que vá e consoante as suas necessidades. Com fome? Escreva o nome de um restaurante e o Spotlight dá-lhe o número de telefone e o horário. Toque, abra a app Mapas e vá até lá. Esta última, recebeu um enorme update, com muitos mais conteúdos e direcções mais acertadas. Para que nunca se perca e chegue sempre onde realmente importa.

Se quer descarregar uma música o Spotlight é o companheiro ideal para ir às compras, pois ajuda-o a encontrar música, filmes e podcasts.

E sem dúvida, o meu preferido, escreva o nome de um filme e o Spotlight mostra os horários e onde está em exibição. Óptimo para uma ida inesperada ao cinema. Entre outras novas, e melhoradas experiências.

7- Mensagens em Grupo

Mensagens : ) de viva voz.

Com a aplicação Mensagens no iOS 8 é fácil captar qualquer som (a sua voz, uma música ou uma gargalhada) e juntá-lo à conversa. Basta tocar sem largar no novo botão do microfone para gravar o que quiser e depois passar o dedo para enviar.

Agora pode criar conversas em grupo e dar-lhes nome, pode adicionar ou remover participantes. Acrescentar lembretes ou colocar em "não incomodar". Pode também capturar um vídeo e enviar sem problemas, ou transmitir em directo o acontecimento. Além de poder partilhar a sua localização, enviar vários ficheiros ou pacotes ao mesmo tempo, sejam vídeos, imagens ou documentos. As possibilidades são ilimitadas. Para que a última palavra seja sempre a sua.

8- Partilha com a família

Agora pode fazer da sua família um grupo de partilha, com o iOS 8 pode agora partilhar automaticamente fotos, o seu calendário, os seus eventos e até os alarmes e alertas. Para que a sua família seja o seu núcleo e um elemento de união. Para partilhar isto tudo com a família basta usar a sua conta iTunes.

Além disso, os seus miúdos vão precisar de permissão dos pais para comprar aplicações, dando-lhe também a opção de definir quais os dispositivos a que terão acesso e em última instância, seguir os seus passos com a aplicação Find my iPhone.

9- Negócios

iOS 8. Um ótimo parceiro de negócios.

É bem verdade que o iPhone e iPad tornaram-se os dispositivos de eleição para trabalhar. Porquê? Porque são, simplesmente, os dispositivos de eleição para qualquer tarefa do dia-a-dia. E tudo melhora com o iOS 8: mais segurança, produtividade e funcionalidades de gestão de dispositivos.

Este novo iOS 8 traz-lhe inúmeras melhorias de funcionalidade e acima de tudo, segurança, para que possa utilizar com toda a confiança os dispositivos Apple na gestão das suas actividades profissionais. Sejam elas qual forem, torne o seu negócio mais competitivo com o iOS 8.

10- Maior abertura para developers/ programadores

Prepare-se para ver as apps que os programadores estão a preparar.

"O iOS 8 é a versão mais importante para os programadores desde o lançamento da App Store e abre um mundo novo de possibilidades no iOS. Podem desenvolver novos conteúdos e funcionalidades para as suas apps e tirar partido das mais de 4000 novas API e tecnologias, imaginando jogos ainda mais impressionantes. Está preparado para as apps e os jogos que eles estão a criar? Vai ficar de boca aberta"

Palavras para quê? É graças ao trabalho dos programadores que actualmente temos milhares de aplicações, desde jogos a utilitários, de simples passatempos a autênticos canivetes-suíços em software, são as aplicações que tornam os nossos smartphones verdadeiramente inteligentes.

Pode usar o novo teclado QuickType, que agora está ainda mais intuitivo e suporta a função "Swipe", ou então, finalmente, escolher um teclado de terceiros. Aquele que melhor se adaptar aos seus dedos ou método de escrita. Uma novidade muito bem-vinda.

Esta abertura do iOS 8 traz de origem, prepare-se para expandir os seus horizontes com todas as aplicações a ser criadas futuramente.

Todas estas novidades e muito mais, prestes a chegar aos seus dispositivos Apple. A partir do dia 17 de Setembro.

Deixe o seu comentário, um Like na página do .

Aplicação para Android 4Gnews.pt Windows Phone 4Gnews.pt 8 e 8.1 fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.