iOS 18 trará estes trunfos de IA para os iPhone 16

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A norte-americana Apple prepara alguns trunfos e tecnologias exclusivas para os iPhone 16 potenciadas pela inteligência artificial (IA) graças aos avanços já em preparação. São várias melhorias que ficarão disponíveis com o iOS 18 em exclusivo para estes modelos.

Ao que tudo indica, teremos efetivamente uma seleção de funções a chegar apenas aos próximos telemóveis da Apple a estrear em setembro de 2024 se tudo correr conforme o previsto. Mais concretamente, para os iPhone 16, bem como para os iPhone 16 Pro.

Siri totalmente renovada e baseada na Inteligência Artificial

Equipados com novos co-processadores da Apple, novos tamanhos de ecrã, melhorias substanciais para as câmaras fotográficas e processadores de última geração, já começamos a ter alguma noção do que esperar para estes equipamentos a chegar em 2024.

Teremos ainda um novo botão de obturador físico para a câmara fotográfica, ao que tudo indica, um verdadeiro Capture Button. Agora, a mais recente fuga de informação refere funções exclusivas, com base nos algoritmos de IA, para a versão do sistema iOS 18.

Apple is testing a iPhone 16 Pro hole punch version, but it may not be finalized. Details will depend on March next year. I guess most likely we won't see such a version until the iPhone 17 pic.twitter.com/exeo8gWoT0

— Majin Bu (@MajinBuOfficial) 10 de novembro de 2023

Acima podemos observar, por exemplo, outro dos rumores já em circulação. Em causa está um possível iPhone 16 Pro com um novo formato para a câmara fotográfica frontal, o único elemento a perfurar este ecrã OLED, de momento, porém, uma mera conjetura.

Tal como aponta a fonte, em primeiro lugar teremos a apresentação de uma assistente virtual totalmente renovada e agora alimentada por alguns dos melhores algoritmos de IA. Teremos, por fim, a tão necessária evolução a chegar à Siri que já se fazia esperar.

Funções exclusivas dos iPhone 16 graças ao sistema iOS 18

This is iPhone 16 Ultra 🍎 #iphone #apple #iphone16 #tech pic.twitter.com/34X50jH3kf

— applehubstore (@applestorehub) 9 de novembro de 2023

Caso tal se verifique - a distribuição de novidades exclusivas com base na IA para os iPhone 16 - tal seria a primeira vez que a Apple reservava trunfos de software para novos lançamentos. Em todo o caso, temos assistido a uma gradual segmentação, já bem enraizada no que ao hardware diz respeito e respetivas diferenças entre os modelos base e modelos Pro.

Em todo o caso, podemos assim contar com a apresentação de um novo algoritmo de linguagem a ser desenvolvido pela Apple para transformar radicalmente a Siri. Esta será uma das principais melhorias a chegar com o iOS 18 a ser anunciado na WWDC 2024.

Good news:Apple is currently using LLM to completely revamp Siri into the ultimate virtual assistant and is preparing to develop it into Apple's most powerful killer AI app. This integrated development effort is actively underway, and the first product is expected to be… pic.twitter.com/rN3Fh3sw7L

— Revegnus (@Tech_Reve) 9 de novembro de 2023

Ainda que seja muito cedo para ter uma qualquer certeza, certo é que podemos já apontar algumas potenciais novidades a ser preparadas pela Apple. Todas as melhorias deverão ser introduzidas, repito-o, aquando da disponibilização do iOS 18.

A saber:

  • Nova Siri graças à Inteligência Artificial e a uma integração profunda com a app de Atalhos.
  • Interação renovada entre a Siri e a aplicação Mensagens que permitirá aos utilizadores responder a perguntas complexas e completar automaticamente as frases de forma mais eficiente e natural.
  • Criação de listas automáticas de reprodução (playlists) no serviço Apple Music
  • Novidades de Inteligência Artificial a chegar aos programas Pages, Keynote e Xcode.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.