iOS 17: 5 novidades que já podem ser encontradas no Android

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Foi no arranque da WWDC 2023 que a Apple apresentou oficialmente o iOS 17. Esta é a mais recente versão do sistema operativo para o iPhone e chega com um vasto leque de novidades para todos os equipamentos compatíveis.

A rivalidade entre o iOS e o Android chega também às funcionalidades que os mesmos apresentam. Por isso, damos agora a conhecer cinco novidades apresentadas com o iOS 17 que já podem ser vistas no seu principal rival.

1. Modo standby

Uma das novidades apresentadas que a Apple adicionará ao iOS 17 é um novo modo chamado standby. Este transformará a interface do teu iPhone sempre que este estiver a ser carregado, na horizontal, para apresentar informações relevantes.

iOS 17

Os utilizadores poderão escolher vários tipos de relógios ou escolher diferentes widgets que apresentarão informação relevante ou associados à tua casa inteligente. No fundo, transformará o teu iPhone em algo semelhante a um Google Nest Hub.

Os Google Pixel já apresentam funcionalidades semelhantes, nas mesmas circunstâncias, há já alguns anos. Também aqui os utilizadores poderão visualizar fotografias, controlos da sua casa inteligente, reprodução de multimédia e outros enquanto o seu smartphone estiver a carregar.

2. Correio de voz com transcrição instantânea

Com o lançamento do iOS 17 também chegará a todos os iPhone compatíveis uma funcionalidade que permite uma transcrição das mensagens no correio de voz. Esta será feita instantaneamente durante uma chamada e será apresentada no ecrã de bloqueio do iPhone.

iOS 17

Também nos Google Pixel podemos encontrar uma opção semelhante a que a Google chamou "Call Screen". Esta encontra-se disponível desde 2018 e socorre-se da Google Assistant para atender chamadas por ti, saber quem está a ligar e apresentar uma transcrição das respostas do mesmo.

3. Utilizar o Apple Mapas em modo offline

A aplicação Mapas é uma das que receberá uma novidade importante com o lançamento do iOS 17. Em rigor, passará a ser possível descarregar localizações para o iPhone e assim utilizar a aplicação mesmo sem uma ligação à internet.

Esta funcionalidade não será estranha para todos os que usam o Google Maps, já que a mesma foi lançada pela Google em 2012. Também aqui os utilizadores podem descarregar mapas para o seu smartphone e usar os mesmos para navegação offline.

4. Deixar mensagem de vídeo quando uma chamada FaceTime não é atendida

Doravante, quando um dos teus contactos não atender uma chamada FaceTime, poderás deixar um recado através de uma pequena mensagem de vídeo. Assim este poderá saber o motivo da tua chamada e responder assim que possível.

iOS 17

A aplicação Google Duo também fornecia uma opção semelhante permitindo ao utilizador deixar uma mensagem de 30 segundos. Embora esta app da Google já tenha sido descontinuada, podemos afirmar que esta funcionalidade não foi inventada pela Apple.

5. Simplificação dos comandos de invocação da Siri

No que concerne à Siri, o iOS 17 simplificará a comunicação dos utilizadores com esta assistente pessoal. Esta poderá ser ativada com o comando de voz "Siri", deixando de ser obrigatório dizer "Hey Siri" para a despertar.

Ademais, poderás dar vários comandos consecutivos à Siri sem ter de a invocar em cada um deles. Estas opções não são estranhas para os utilizadores da Google Assistant há sensivelmente quatro anos.

O iOS 17 está agora na sua fase beta e deverá chegar a todos os utilizadores em setembro deste ano. Podes ficar a conhecer todos os Apple iPhone compatíveis com este sistema operativo neste artigo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.