iOS 17 foi apresentado pela Apple com novas apps e mais personalização

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 4 min.

A WWDC é a conferência anual de software da Apple, portanto, os seus sistemas operativos foram protagonistas. Uma das principais revelações foi o iOS 17, a nova versão do sistema operativo desenhado para o iPhone.

Esta é uma atualização que fará bem mais do que corrigir bugs e otimizar o desempenho do smartphone. Temos novas funcionalidades para o teu iPhone e até uma nova aplicação que te ajudará a fazer um apanhado do teu dia.

iOS 17 traz os Contact Posters para o ecrã de chamada

Uma das novidades incorporadas no iOS 17 são os Contact Posters. Em suma, são um painel de chamada personalizável para que os teus contactos saibam imediatamente que és tu quem está a ligar para eles.

iOS 17

Estes ecrãs serão personalizados por ti, ou seja, és tu quem decidirá como aparecerás no ecrã das pessoas para quem ligares. Deste modo, poderás surgir de um modo no iPhone dos teus amigos ou de outro no iPhone do teu chefe.

A introdução dos Contact Posters implica a introdução de um novo ecrã de chamada no iOS 17. Este parecerá um papel de parede gigante que refletirá as escolhas dos teus contactos.

Correio de voz agora com transcrição no ecrã de bloqueio

Outra novidade apresentada com o iOS 17 é um novo método de apresentação das gravações do correio de voz. Doravante, terás uma transcrição instantânea no ecrã de bloqueio do teu iPhone, mesmo sem o desbloqueares.

iOS 17

FaceTime recebe pequenas mensagens de vídeo

Quantas vezes já ligaste para alguém no FaceTime que não atendeu a chamada. Com o iOS 17, quando isso acontecer, poderás deixar uma pequena mensagem de vídeo para que esta saiba o motivo da tua chamada e retribua a chamada logo que possível.

iMessage com repostas diretas ou atalho para a última mensagem

O iMessage é uma das apps com mais novidades com o lançamento do iOS 17. Em primeiro lugar, temos a introdução de respostas, o que significa que poderás selecionar uma mensagem e responder diretamente à mesma, há semelhança de outras aplicações de conversação.

iOS 17

Temos ainda uma nova funcionalidade que a Apple chamou Catch Up. Basicamente o que ela faz é fornecer um atalho que te levará diretamente para a última mensagem lida para não teres de percorrer manualmente o chat há procura de novidades. Uma opção ideal para grandes grupos de conversação.

No que concerne à partilha da tua localização, há um novo widget com essa informação que vive nativamente no iMesage. Terás ainda notificações que permitirão alertar familiares ou amigos sempre que chegares a um local ou quando estiveres atrasado.

Também poderás criar novos stickers a partir das tuas fotografias. Para isso, basta abrir uma foto, selecionar um objeto, extrai-lo e guardar como sticker. Poderás ainda editá-lo para o deixares ainda mais a teu gosto.

NameDrop é uma forma mais intuitiva de partilhar ficheiros

O recurso AirDrop recebe agora uma nova opção chamada NameDrop que facilitará a partilha de ficheiros entre utilizadores iPhone. Semelhante ao protocolo NFC, bastará aproximar dois equipamentos para iniciar a transferência de ficheiros.

iOS 17

Correção automática está mais inteligente

Os algoritmos de correção automática da Apple estão mais aprimorados que nunca. Esta funcionalidade deixará de analisar apenas palavras e passará a analisar frases. Irá também lembrar-se das palavras que habitualmente escreves mal para as corrigir automaticamente.

Aplicação Jornal traz um resumo do teu dia

Já pensaste em criar um jornal com as tuas peripécias quotidianas? Com a nova aplicação Jornal, o teu iPhone dar-te-á as ferramentas necessárias para o fazeres de modo simples e eficaz.

iOS 17

É uma app que funcionará em redor de sugestões para a compilação do teu dia. Ela dir-te-á em que locais estiveste, que músicas ouviste ou que fotografias tiraste e questionará quais os teus sentimentos acerca desses momentos. A história será sempre tua.

Modo standby dá mais funções ao teu iPhone enquanto carrega

Com o iOS 17 chega o novo modo standby para o teu iPhone. Sempre que este estiver a carregar num carregador MagSafe, na horizontal, a interface do ecrã de bloqueio irá mudar.

iOS 17

Esta passará a apresentar um relógio grande ou uma apresentação com as tuas fotografias. Poderás percorrer os teus widgets favoritos, controlos Homekit e mais. Em suma, passará a ser também um agregador de informações importantes enquanto carrega.

Apple Maps recebe modo offline

Outra novidade que merece o seu destaque é a introdução de um modo offline para a aplicação Mapas. Graças a esta novidade, poderás descarregar localizações para o teu iPhone e utilizá-las mesmo sem uma ligação à internet. Mas atenção que as informações de trânsito não funcionarão neste modo.

Como sempre acontece nestes casos, o iOS 17 entra agora na sua fase de testes públicos, com as primeiras betas já disponíveis para os interessados. A versão final será lançada no outono, aquando do lançamento dos iPhone 15.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.