Hoje foi um dia complicado para todos os clientes da Vodafone em Portugal, e várias outros mercados internacionais. Durante a tarde, foram milhões de utilizadores que se viram impedidos de aceder à internet, seja no seu smartphone, tablet ou computador.
Os serviços da operadora ficaram em baixo durante várias horas, afetando clientes da sua rede móvel e também do serviço de internet fibra ótica. Ao que tudo indica, os serviços começaram a ser restabelecidos por volta das 16h20, ainda que muitos utilizadores continuem a experiência falhas.
Milhares de empresas ficaram 'paralisadas'
É importante relembrar que não foram apenas os utilizadores privados a serem afetados por este apagão da Vodafone. Também as milhares de empresas que utilizam os seus serviços ficaram privadas do acesso à internet. Considerando que a quebra dos serviços aconteceu durante o horário normal de funcionamento das empresas, os danos causados são neste momento impossíveis de apurar.
Ainda assim, hoje em dia são muitos as empresas e serviços que dependem exclusivamente do acesso à internet para o seu bom funcionamento. Por isso, certamente que muitas empresas ficaram literalmente 'paralisadas' durante as várias horas em que os serviços da Vodafone ficaram indisponíveis.
Entre as zonas mais afetadas do país, esteve a zona da grande Lisboa, onde centenas de empresas poderia ter sido gravemente afetadas por este acontecimento. No entanto, graças à feliz coincidência de hoje ser feriado na capital, o impacto na grande Lisboa acabou por ser menos acentuado.
Vodafone volta a deixar os seus clientes 'na mão'
Problemas podem surgir com qualquer serviço. No entanto, a forma como se lida com esses problemas acaba por ser o mais importante, e a Vodafone voltou a deixar os seus clientes muito desiludidos.
Com as centenas de relatos a surgirem num curto espaço de tempo, seria de esperar que a operadora recorresse às redes sociais para informar os clientes do que se estava a passar. Mas, isso não aconteceu.
Passadas várias horas desde que os problemas começaram a afetar utilizadores em todo o país, a operadora começou a responder a alguns comentários no Twitter. Ainda assim, informou apenas que foram "registadas algumas dificuldades" e que a situação já estaria em análise e fase de resolução.
Até à hora de publicação, não foi feita ainda nenhuma publicação oficial a dar uma explicação aos milhares de clientes afetados. Considerando o vários problemas apresentados pela operadora ao longo dos últimos meses, certamente que esta atitude não irá ajudar a manter os seus utilizadores fiéis.
O que podem os utilizadores fazer para prevenir estes problemas?
É virtualmente impossível conseguir prever este tipo de apagões, especialmente para os clientes. Existem operadoras que oferecem uma maior fiabilidade, e outras que apresentam problemas com bastante frequência. No caso da Vodafone, parece que os problemas têm surgido com mais frequência do que os seus clientes poderiam esperar.
Para prevenir que fiques totalmente offline quando estes problemas ocorrem, não existem muitas opções, mas podes optar por alguns 'planos de emergência'. Podes adquirir um cartão SIM de dados móveis sem mensalidade de uma outra operadora, que sirva simplesmente como opção de recurso.
Esta não é a solução perfeita, mas uma vez que não é possível prever quando é que estes apagões vão acontecer, podes apenas preparar soluções que te coloquem online enquanto as operadoras resolvem os problemas.
Resposta da Vodafone Portugal à 4gnews
Assim que os problemas começaram a ser reportados ao início da tarde, tentámos entrar em contacto com a Vodafone Portugal. Após os problemas começarem a ser resolvidos, foi confirmado que os problemas aconteceram numa escala internacional.
Ainda que não tenha sido confirmado concretamente o que causou a falha nos seus serviços, sabemos que esteve relacionado com a rede de acesso internacional à internet.