Inteligência Artificial da Sony consegue criar batidas para músicas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Sony desenvolveu uma inteligência artificial que adiciona batidas a músicas já existentes. O objetivo é criar faixas que façam sentido a nível musical e que se possam apreciar, tudo gerado artificialmente.

Ouve as batidas geradas pela inteligência artificial da Sony

Ao entrar no site, poderás ouvir 4 exemplos de músicas existentes. O resto da página mostra-te então vários padrões de batidas criados pela inteligência artificial. É de salientar a habilidade da I.A de adequar o tempo e ritmo das batidas a cada música.

Como foi criada a Inteligência Artificial 'baterista'?

A equipa que desenvolveu esta I.A utilizou cerca de 665 faixas musicais de estilos variados para treinar a inteligência. Estilos como rock, pop e hip-hop foram utilizados para afinar as capacidades musicais da I.A.

A I.A deteta os sons já existentes na música e faz uma espécie de mapeamento, adicionando posteriormente a sua batida. O mapeamento ajuda a capturar os padrões rítmicos da música, para que a batida faça sentido na faixa final.

Existem aplicações que geram música automaticamente

Caso queiras explorar o conceito de música gerada artificialmente, existem algumas apps interessantes para tal. A mais interessante chama-se Mubert e permite-te escolher entre vários estilos de música. Cada vez que a utilizas, é gerada uma faixa completamente diferente.

Experimenta o Mubert na Play Store

Experimenta o Mubert na App Store

Editores 4gnews recomendam:

  • Nintendo Switch Lite terá bateria bem mais pequena que a consola original
  • Honor Smart TV: leak da primeira imagem real mostra-nos o seu design!
  • Hyundai aposta na implementação de carregamento solar nos seus híbridos
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.