Inteligência Artificial consegue detectar 11 emoções diferentes a partir de fotografias

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Nas universidades norte-americanas do Colorado e Duke foi criada a EmoNet. Esta é uma inteligência artificial que consegue detetar 11 categorias de emoções diferentes, após analisar imagens.

A EmoNet consegue detetar e prever emoções como desejo de comida, sexual ou medo. Contudo, emoções como felicidade, confusão, admiração ou surpresa foram mais difíceis de distinguir, devido às subtis nuances na face humana.

Como foi treinada a inteligência artificial

Os investigadores nas universidades utilizaram mais de 2 mil vídeos classificados em 27 categorias de emoções. Desses vídeos, foram extraídos 137 mil frames isolados contendo emoções.

Esses frames foram utilizados para treinar a inteligência artificial, num total de 25 mil imagens diferentes. Para tornar a I.A ainda mais precisa, foram chamadas 18 pessoas para classificar 112 imagens diferentes.

As pessoas tiveram a sua atividade cerebral monitorizada enquanto viam as imagens. As mesmas foram mostradas à inteligência artificial posteriormente, para que os investigadores percebessem as diferenças entre a percepção humana e da máquina.

A EmoNet pode ser útil em terapia

Embora a pesquisa esteja num estado preliminar, é possível que uma inteligência artificial capaz de reconhecer emoções seja útil em terapia de pacientes. Contudo, um estudo publicado no mês passado afirma que o reconhecimento da inteligência artificial ainda não é de confiança.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung regista patente para o smartphone mais peculiar de sempre
  • Vivo patenteia (outro) telemóvel com ecrã duplo. Entende!
  • Google Pixel 4 terá uma característica do Samsung Galaxy S4 que ninguém utilizou!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.