Instagram vai restringir conteúdos de perda de peso a adolescentes

António Guimarães
Comentar

O Instagram anunciou que vai passar a restringir conteúdos de perda de peso e cosméticos a menores de 18 anos. Esta medida faz parte de uma tentativa de reduzir o conteúdo tóxico jovens, principalmente do sexo feminino. Este tipo de conteúdo pode ser nocivo para a saúde física e mental dos adolescentes.

Além disso, muitas vezes os produtos promovidos são falsos ou prejudiciais como dietas milagrosas ou suplementos para suprimir o apetite. Como por exemplo, o chupa da Kim Kardashian, que promete ajudar a perder peso, reduzindo o apetite. Um produto tão ridículo que a ativista Jameela Jamil publicou no Twitter a expor o produto e toda a situação.

No. Fuck off. No. You terrible and toxic influence on young girls. I admire their mother’s branding capabilities, she is an exploitative but innovative genius, however this family makes me feel actual despair over what women are reduced to. ☹️ pic.twitter.com/zDPN1T8sBM

— Jameela Jamil 🌈 (@jameelajamil) 16 de maio de 2018

Com mais de 100 milhões de seguidores, Khloe Kardashian é outra 'influenciadora' para milhares de jovens. Os produtos promovidos pela família Kardashian são da empresa Flat Tummy Co. cujo nome é literalmente "barriga lisa".

Khloe e Kim utilizam as suas páginas de Instagram para promover os vários produtos de perda de peso, incluindo chás e batidos. Entretanto os produtos são essencialmente laxantes e não são aprovados pela FDA (Administração de Comida e Medicamentos).

Instagram é considerada a pior rede social para a saúde mental dos jovens

Em 2017 foi feito um estudo pela Royal Society for Public Health que considerou o Instagram a rede social mais prejudicial para a mente adolescente. Isto devido ao seu foco em fotografias e os padrões irrealistas de beleza, definidos pelos chamados 'influenciadores'.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.