Instagram vai banir app que expõe perfis privados

António Guimarães
Comentar

Chama-se Ghosty e é uma app que promete permitir-te ver perfis privados, se em troca cumprires alguns requisitos. Basta "apenas" partilhares as tuas credenciais de acesso à rede social e convidar uma pessoa para utilizar a mesma app. A partir daí, conseguirás ver perfis de pessoas que optaram por tê-los privados.

De acordo com o AndroidPolice, a app resulta mas os seus utilizadores estão basicamente a entregar todos os seus dados pessoais à app e os indivíduos responsáveis pela mesma. Além disso, só permite ver um ou dois perfis antes de começar a bombardear o utilizador com anúncios ou pacotes premium.

instagram
Publicidade da app na Google Play Store

Apesar de ser uma app onde os utilizadores entregam os dados de livre vontade, não deixa de ser uma app que facilita a invasão de privacidade. Aparentemente, o Ghosty faz uso de uma falha no kit de programação (API) do Instagram para conseguir aceder aos perfis marcados como privados.

Ao tomar conhecimento, o Facebook respondeu indicando que a app Ghosty viola as políticas de utilização da empresa. O porta-voz da rede social indica também que irá fazer um pedido formal aos responsáveis da app para que cessem atividade imediatamente. É provável que a Google tenha sido contactada também.

Ghosty já existe desde abril de 2019

A app Ghosty não é exactamente uma novidade, estando disponível para download na Play Store desde abril. Entretanto, a app já recolheu meio milhão de transferências, um grande indicador de sucesso. Além de poder visualizar perfis privados, a app ainda permite fazer transferência dos perfis.

O mais caricato é que a nem a Google ou o Facebook se tornaram cientes desta app até agora. Apps que prometem funções de invasão de privacidade são completamente proibidas na Play Store ou pelo menos deveriam ser.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.