Instagram torna recuperação de contas mais segura

António Guimarães
Comentar

O Instagram finalmente adicionou uma camada extra de segurança na recuperação das contas. Durante 2018, a rede social viu os seus utilizadores a sofrer constantes ataques e a terem contas roubadas.

Assim sendo, o Instagram está a testar um sistema onde o utilizador consegue recuperar a sua conta dentro da app, mesmo que o atacante altere as suas informações. As seguintes imagens mostram-te como funciona o novo formato de recuperação da rede social.

recuperaçao

rettantes

Imagina que a tua conta sofre um ataque de hacking e o atacante altera a tua palavra-passe. Seria muito complicado recuperares a tua conta desta forma, sem palavra-passe. Com o novo sistema, basta inserires as tuas informações de e-mail e telemóvel para receberes códigos e recuperar a tua conta.

Podes ainda optar por fazer logout de todos os dispositivos onde a tua conta estava, frustrando assim as tentativas de quaisquer indivíduos mal intencionados.

O Instagram está a testar a nova função, sendo que ainda não está disponível na app. Deverá estar disponível através de uma atualização no decorrer das próximas semanas.

O Instagram está também a combater o roubo e venda de contas

Atacantes tem também o hábito de roubar contas com usernames valiosos parecidos com marcas e celebridades. A intenção é vender as contas que arrecadam milhares de seguidores ou simplesmente causar prejuízo.

Assim sendo, o Instagram afirmou que em breve vai bloquear usernames já utilizados temporariamente, para impedir acesso a hackers. Caso uma conta com um certo username seja apagada, esse username não ficará de imediato disponível.

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.