Instagram remove botão IGTV porque (quase) ninguém o usa

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Conforme avança o Tech Crunch, o Facebook está a remover o botão de IGTV do Instagram. Esta botão permitia acesso rápido ao feed de vídeos no Instagram bem como permitir aos utilizadores criar ou carregar vídeos. Devido ao baixo uso do botão, a empresa decidiu removê-lo por completo.

Esta remoção está a acontecer gradualmente, ou seja, é possível que ainda consigas ver o ícone no teu equipamento. De acordo com as declarações do Facebook, poucos utilizadores fazem uso do botão sendo que a maioria utiliza o separador Explorar para encontrar conteúdo novo desde fotografias a vídeos.

Caso sejas utilizador do Instagram, de facto quantas vezes é que utilizaste o botão IGTV? De acordo com o Facebook, não foi o número suficiente para que justificasse manter o botão na interface.

App IGTV conseguiu apenas 1.1 milhões de downloads

Existe ainda a aplicação dedicada do IGTV, disponível para Android e iOS. No entanto, desde o seu lançamento em 2018 que apenas 1% dos utilizadores de Instagram transferiram a aplicação, resultando 1.1 milhões de downloads, segundo a empresa de pesquisa de mercado Sensor Tower.

Em comparação, a app semelhante TikTok já atingiu 1.5 mil milhões de downloads no mesmo espaço de tempo. A app é obviamente infinitamente mais popular que o IGTV, que tentou ser algo semelhante com a criação de vídeos rápidos e mantendo as mesmas opções que o Stories.

Esta é uma lição que demonstra que nem sempre é necessário criar apps dedicadas para funções já existentes. A app do Instagram já possui as funções mais utilizadas, sendo que a esmagadora maioria dos utilizadores não sentiu necessidade de ter uma aplicação à parte.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei diz não ao Google Maps e escolhe a TomTom
  • 9 jogos grátis de acção na Google Play Store que tens de experimentar!
  • Sondagem: baterias maiores ou carregamentos mais rápidos?
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.