O grande responsável pela rede social Instagram acaba de anunciar a próxima grande novidade a ser introduzida na plataforma. Esta tem por objetivo moderar o tempo que os utilizadores despendem com a sua aplicação.
A nova funcionalidade chama-se "Take a Break" ou "Faz uma pausa" e não podia ser explicativa do seu propósito. Será disponibilizada para a aplicação do Instagram no Android e iOS, primeiramente em fase de testes.
Instagram limita o tempo de utilização da sua aplicação com a "Take a Break"
Cientes da dependência que muitos utilizadores têm atualmente das redes sociais, a Instagram toma esta medida com o intuito de acautelar esse flagelo. Ademais, o responsável pela rede social afirma que esta novidade foi concebida a pensar na saúde metal dos seus utilizadores.
Com efeito, será o próprio utilizador a definir os tempos máximos durante os quais pretende ter um consumo contínuo do conteúdo publicado no Instagram. As opções oscilarão entre os 10, 20 ou 30 minutos.
Atingido o patamar definido pelo utilizador, este receberá um lembrete a dar conta disso mesmo. Fica por esclarecer se será apenas um lembrete ou se serão impostas medidas restritivas ao consumo do conteúdo do Instragam quando esgotado o tempo.
O impacto desta novidade poderá ser limitado em razão da forma como foi concebido e enviado para os utilizadores. Trata-se de uma medida opcional, ou seja, terá de ser o utilizador a habilitar esta funcionalidade.
Talvez pudesse mais eficaz caso fosse uma funcionalidade habilitada por defeito na Instagram. Nesse caso, seriam dadas aos utilizadores as ferramentas necessárias para desativar a função ou personalizar os tempos para o consumo de conteúdo.
Versão de testes começa ainda esta semana
Por enquanto, a funcionalidade "Take a Break" está em regime de teste e será disponibilizada para um pequeno grupo de utilizadores para avaliação. Significa que nem todos a receberão já e aos que a receberem a Instagram solicita o seu feedback.
A esperança do responsável pela rede social é que esta funcionalidade seja aprimorada nos próximos meses. É sua convicção que uma versão definitiva desta funcionalidade possa ser libertada para todos os utilizadores em um ou dois meses.
Editores 4gnews recomendam:
- Instagram anuncia fim dos ‘segredos’ nas suas publicações no Twitter
- Instagram lança novidade que não sabias que precisavas
- WhatsApp prepara excelentes novidades para utilizadores no Brasil