Com o avançar da idade, surgem alguns problemas que requerem que o alerta seja maior, principalmente em idosos. A pensar nisso mesmo, a Huawei revelou um novo gadget que tem a capacidade de controlar o estado de saúde de uma pessoa.
De acordo com a Gizmochina, o produto ainda não foi lançado (nem se sabe quando chegará a Portugal) mas deverá ter um preço a rondar os 180€. Ainda assim, o mais interessante de tudo é a quantidade de recursos bastante úteis que tem para estar sempre de olho em quem mais precisa de cuidados.
O sensor deteta quedas em atividade, quedas na cama e padrões de sono
Posto isto, destacam-se, essencialmente, três áreas onde o sensor é bastante eficaz a detetar irregularidades: quedas em atividade, quedas na cama e sono. Para além disso tudo, o aparelho também recolhe dados da tua frequência respiratória.
Isso faz com que tenhas uma espécie de assistente médico sempre à disposição. Este fornece dados em tempo real acerca do teu ente querido, que te permitem estar sempre alerta e sob vigia.
Quanto às quedas, que tendem a ser um grande problema em idades mais avançadas, o sistema inteligente consegue detetar e enviar-te, automaticamente, uma notificação. Esta pode ser enviada por SMS ou até por chamada telefónica para o teu contacto.
Isso faz com que possas agir no momento e, em alguns casos, evitar males piores. Segundo a mesma fonte, os padrões de sono também podem ajudar a detetar possíveis problemas de saúde do idoso.
O dispositivo identifica a origem de alguns barulhos
Sendo de uma marca de referência como a Huawei, este sensor é altamente especializado e consegue notar os mais pequenos movimentos. O mais interessante de tudo é que também consegue detetar a proveniência de muitos dos movimentos e barulhos.
Imagina que estás a aspirar a casa e o aspirador, por algum motivo, cai. O sensor tem a capacidade de perceber que a queda foi de um eletrodoméstico e não de uma pessoa. Isto ajuda a que não te preocupes de forma desnecessária, em certas situações.
De qualquer forma, importa sempre destacar que este sensor não é a garantia de que 100% dos problemas são eliminados. Trata-se de uma grande ajuda, com a capacidade de detetar grande parte das irregularidades, mas que funciona muito bem numa lógica de complemento útil.
Este consegue abranger uma área de 25 metros quadrados e, neste momento, está pensado para controlar os movimentos de uma só pessoa. Em certas idades, todos os cuidados são poucos, pelo que, no caso do produto chegar a Portugal, pode ser uma ótima aquisição.