Hyundai KAUAI: o SUV tem agora um novo design arrojado e dinâmico

Rui Bacelar
Comentar

A Hyundai é uma das marcas automobilísticas de referência em Portugal e agora, para a nova geração do seu SUV, o Hyundai KAUAI, a marca escolheu a versão EV como o ponto de partida para incorporar uma filosofia de design orientada para a tecnologia.

Nesse sentido, as quatro versões do B-SUV - EV, HEV, ICE e N Line - partilham uma arquitetura universal, cada uma com um design próprio. O mais importante? As melhorias efetivamente presentes nesta nova iteração com nova cara para 2023.

Em particular, o Hyundai KAUAI, viu as suas dimensões aumentadas, agora não uma presença dinâmica em estrada, mas também um interior centrado no condutor. Temos aqui um habitáculo versátil que satisfaz tanto as necessidades práticas como estéticas.

SUV da Hyundai ganha design mais arrojado, em breve em Portugal

Hyundai KAUAI

Tal como podemos observar nas imagens oficiais, a Hyundai acaba de revelar o design futurista para a nova geração do seu B-SUV, o Hyundai KAUAI. O carro está mais atraente e em linha com os elétricos de nova geração.

Importa frisar que o modelo vai estar disponível em quatro versões, elétrico (EV), híbrido (HEV), combustão (ICE) e ainda na versão desportiva “N Line, com uma arquitetura (plataforma) universal para todos e um design único para cada um.

Tal como informa a própria marca, o Hyundai KAUAI reflete o compromisso da Hyundai com a mobilidade sustentável e uma filosofia de design orientada para a tecnologia, através da expansão das suas ofertas elétricas.

Para este ano, podemos contar com inovações tecnológicas significativas já conhecidas na linha IONIQ. Isto enquanto satisfaz as necessidades de mobilidade dos seus clientes com uma variedade de motorizações.

Hyundai KAUAI

"O novo Hyundai KAUAI, com um design único, expressa confiantemente a sua presença dinâmica e arrojada.", disse SangYup Lee, Vice-Presidente Executivo e Chefe do Centro de Design da Hyundai.

"O Hyundai KAUAI evoluiu em todos os sentidos, com uma maior diversidade dentro da gama, tornando-se num verdadeiro suporte para qualquer estilo de vida”.

Hyundai KAUAI tem uma presença mais dinâmica em estrada e é mais espaçoso

O novo Hyundai KAUAI evoluiu para um SUV maior. Porém, ainda assim focado na condução em cidade, com um design mais arrojado que transmite uma presença dinâmica e imponente em estrada. Tem ainda um espaço interior centrado no condutor.

Para maximizar o espaço dentro do habitáculo, o novo modelo cresceu e tem agora 4.355 mm de comprimento, sendo assim 150 mm mais longo do que a versão anterior, na sua versão EV.

Ganhou 25 mm de largura e 60 mm de comprimento na distância entre eixos. Isto quando comparado com a versão atual, mantendo a sua identidade e design emblemáticos.

Hyundai KAUAI

Ao contrário do que acontece geralmente em automóveis que são disponibilizados com diversas motorizações, no novo Hyundai KAUAI as equipas de design e desenvolvimento começaram por desenvolver a versão EV. Aqui adaptando-o depois para as versões ICE, HEV e N Line.

Tal como já é hábito da fabricante, esta abordagem permitiu à Hyundai desenvolver um conceito de design centrado na tecnologia, para todas as versões do novo Hyundai KAUAI.

Note-se ainda que apesar de terem uma arquitetura estrutural partilhada, a versão EV, ICE, HEV e N Line têm todas o seu estilo próprio. Tal como podemos observar, a nova dianteira do Hyundai KAUAI, distinta e futurista, contribui para o desempenho aerodinâmico suave do modelo.

O volume é evidenciado pelos faróis infinitos, que na versão EV são pixelizados, sendo este o primeiro modelo da Hyundai a utilizar esta tecnologia pixelizada. Aqui contribuindo, assim, para uma aparência tão diferenciada na versão EV.

Hyundai KAUAI

Assim, apesar da sua aparência futurista, o novo Hyundai KAUAI nunca deixa esquecer que se trata de um SUV. O seu design dinâmico é acentuado com um arrojado revestimento do arco da roda que incorpora faróis dianteiros e traseiros, reforçando a sua aparência robusta.

O novo Hyundai KAUAI está repleto de superfícies paramétricas. Temos um vinco diagonal das laterais liga os frisos laterais ao spoiler, criando um contorno que envolve todo o veículo. Por outro lado, a traseira apresenta outro farol infinito, bem como uma lâmpada de travagem integrada no spoiler.

Existem variações de design entre as diversas motorizações. O EV tem detalhes gráficos pixelizados na grelha frontal e no para-choques traseiro, também na jante em liga leve de 19 polegadas, e uma linha envolvente com espelhos e tejadilho preto.

O ICE e o HEV partilham umdesign arrojado e robusto do para-choques e um revestimento preto no arco das rodas.

A versão N Line está equipada com espelhos e tejadilho pretos, spoiler característico, um design mais agressivo à frente e na traseira, bem como o para-choques que vem reforçar a sua aparência mais desportiva. Agora, equipado com jantes em liga leve de 19 polegadas, dupla saída de escape e embaladeiras prateadas.

Prático no dia a dia com um layout e caraterísticas centradas no condutor

Hyundai KAUAI

O interior do novo Hyundai KAUAI tem várias caraterísticas que reforçam a sua fácil utilização e que proporcionam uma experiência de condução avançada. Conforme aponta a marca, será capaz de corresponder às necessidades do dia a dia.

A arquitetura universal, com uma mesma plataforma, deriva da versão EV, enfatizando o interior amplo, versátil e leve tanto para o condutor como para os passageiros.

Destaca-se aqui o ecrã duplo de 12,3 polegadas e o tablier transmitem uma sensação vanguardista e acabamento premium. A iluminação ambiente melhora a experiência de condução e a comodidade do condutor.

Temos ainda a alavanca das mudanças integrada na coluna de direção, o interior do novo Hyundai KAUAI ganhou espaço adicional para os objetos pessoais do condutor na consola central.

Os bancos traseiros com um estilo futurista reforçam o design urbano do Hyundai KAUAI. Este espaço oferece uma experiência única com a máxima praticidade, conforto e comodidade. Atrás da segunda fila encontra-se a bagageira com um espaço de carga melhorado.

Por fim, a fabricante automóvel prometeu revelar mais imagens e pormenores sobre o novo KAUAI no decurso dos próximos meses.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com a atualidade tecnológica na 4gnews. Email: ruibacelar@4gnews.pt