Huawei, ZTE, Honor e Nubia. Todas elas podem ser banidas dos EUA

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda há poucos dias falamos que a Huawei perdeu a oportunidade de entrar no mercado americano com uma das maiores operadoras. Contudo, as más notícias não param de chegar. A Huawei e ZTE podem estar prestes a ser banidas dos EUA. Esta medida inclui ainda a Honor e Nubia, duas subsidiárias das empresas chinesas.

A Huawei não conseguiu o acordo com a AT&T porque o governo americano acredita que a empresa tecnológica chinesa quer bem mais do que apenas vender os seus smartphones. O receio face à possível espionagem dos cidadãos americanos por empresas chinesas deixou o governo de Trump em alerta.

Vê ainda: Nokia 8 da HMD desilude ao obter fraca pontuação na DxOMark

A Huawei respondeu às alegações indicando que tudo não passava de uma campanha politica e que a Huawei não tem intenções de qualquer tipo de espionagem, porém, o negócio mesmo assim não avançou.

A nova proposta de lei elaborada por o representante Michael Conaway quer chegar mais longe e banir a Huawei e ZTE (Honor e Nubia) inteiramente dos Estados Unidos da América por "razões de segurança".

Temos de tomar ainda em atenção que esta é só uma proposta de lei. É necessário que a proposta seja aceite pelo Parlamento para que passe a ser efetiva. Mesmo assim não deixa de assustar ao ponto que os EUA estão dispostos a ir para evitar a entrada de empresas com "influência governamental" no seu país.

A proposta de lei para banir a Huawei e ZTE refere que quer banir:

  • Equipamentos de telecomunicações produzidos pela Huawei Technologies Company ou por qualquer subsidiária ou afiliada de tais entidades. (Honor e Nubia)
  • Serviços de telecomunicações fornecidos por tais entidades ou usando esses equipamento.
  • Equipamentos ou serviços de telecomunicações produzidos ou fornecidos por uma entidade que o chefe da agência relevante razoavelmente seja uma entidade detida ou controlada pelo governo de um país estrangeiro coberto.

A proposta de lei pode ser lida na integra aqui e acredita que o senhor Michael não olha de ânimo leve para estas empresas. A Huawei, Honor, ZTE e Nubia tentam aos poucos entrar num mercado super complicado de vencer e agora percebemos porquê.

Mas se achas que estas insinuações não tem fundamento, tem um pouco mais de calma. Ainda ontem falamos da OnePlus estar a enviar dados de utilizadores do OnePlus 3 para servidores do Alibaba na China. Até que ponto é que podemos ficar descansados? Teremos de esperar para ver o desenrolar da história.

Assuntos relevantes na 4gnews:

LG G7. Nova imagem revela possíveis diferenças face ao LG G6

Breo – Massajador ocular promete aliviar um dia de stress

Samsung Galaxy J7 Max já está a receber atualização do Android

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.