Huawei testa redes 5G no Brasil com sucesso

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei testou recentemente redes 5G no Brasil, juntamente com as 4 maiores operadoras de telecomunicações do país: Telmex, Oi, Vivo e Vivendi. Os testes tiveram resultados bastante positivos, de acordo com o diretor técnico Nicolas Driesen.

Contudo, Driesen afirmou que outros países da América do Sul estão "à frente" do Brasil. O México e Uruguai foram utilizados como exemplos, sendo que neste último o 5G já está implementado deste Abril.

Driesen prevê que se o Brasil continuar nesta direção, irá conseguir estar no mesmo patamar que os países vizinhos em 2020. Neste caso, em relação a infraestruturas de telecomunicações.

A América do Sul representa um desafio para a Huawei

Driesen afirma que será complicado para a Huawei implementar infraestruturas nos países da América do Sul. Contudo, dadas as raízes da empresa, será um desafio interessante. Afinal, a Huawei começou por implementar infraestruturas de comunicação em zonas rurais da China nos anos 80.

O diretor técnico também explicou que as tecnologias da Huawei conseguem ser competitivas porque a empresa consegue reutilizar equipamentos de gerações de prévias. Este tipo de operação com custos mais baixos é muito atraente para países que queiram o 5G implementando no seu território.

Empresas concorrentes como a Nokia e Ericsson também tem mantido os países latino-americanos 'debaixo de olho'. Com a Huawei ainda em recuperação dos problemas com os Estados Unidos, ainda é incerto se a empresa chinesa conseguirá assegurar contratos nos territórios mencionados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Honor 9X e 9X Pro: conhece as especificações antes do lançamento
  • Até a animação de arranque do Android Q Beta tem Dark Mode!
  • HBO Max: conhece o novo serviço de streaming que vai rivalizar com a Netflix
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.