Huawei - smartphones poderão carregar até aos 48% em 5 minutos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei não é uma das marcas mais conhecidas quando falamos em tecnologias de carregamento rápido. Esse título pertencerá, provavelmente à conterrânea chinesa, a OnePlus e ao seu Dash Charge. Contudo, já desde 2015 que a Huawei está a investir nesta tecnologia de carregamento rápido. Aliás, esta já nos tinha mostrado uma forma de carregar os smartphones até cerca de meia carga em apenas 5 minutos.

Parece bom demais para ser verdade, e para já pode não passar de uma tecnologia em desenvolvimento. Contudo sei que conseguirão encontrar incontáveis vantagens para uma carga tão rápida da bateria dos vossos smartphones. Carregar até 48% da capacidade total em apenas 5 minutos. Um sonho?

Vê ainda: para o teu Android

Se há algo que nos entusiasma na tecnologia é o facto de estes mundo nos ter habituado a constantes surpresas. Agora, para o MWC 2018 que terá lugar em Barcelona, a marca chinesa poderá finalmente tomar este palco para a versão final da tecnologia de carregamento rápido.

Carregar os smartphones continua a ser uma preocupação diária

Verdade seja dita, nos dias de hoje todo e qualquer utilizador de um ou outro dispositivo móvel terá saudades de não ter que carregar quase diariamente o seu smartphone. E mais vale nem falar dos telemóveis que nos davam carga para uma semana. Sem preocupações. Apenas energia para dar e vender. As suas baterias, apesar de pequenas em capacidade, tinham energia mais do que suficiente para estes dispositivos pouco exigentes.

Eram outros tempos e apesar de a tecnologia, regra geral, avançar a bom ritmo, no departamento das baterias as inovações são lentas. Aqui, pouco mudou na última década. Continuamos a utilizar exatamente a mesma tecnologia de iões de lítio. Vamos aumentando a capacidade destas baterias, diminuindo o tempo de carga e optimizando o consumo energético.

Por outras palavras, vamos contornando as limitações da atual tecnologia de construção de baterias com alguns remedeios. Agora, os nossos smartphones são capazes de carregar em poucos minutos. Há alguns anos demoravam algumas horas até carregar totalmente as suas baterias.

Huawei e a sua tecnologia para carregar smartphones em poucos minutos

Em suma, se em novembro de 2015 a tecnologia Watt Lab da Huawei ainda estava em testes, agora, em 2018 pode estar finalmente pronta. Poderá ser apresentada já no próximo mês de fevereiro no MWC 2018. Carregar a bateria de 0 até 48% em apenas 5 minutos pode estar prestes a ser uma realidade.

O vídeo acima presente mostra-nos uma demonstração de carregamento de uma bateria com 3000mAh de capacidade (a média para grande parte dos smartphones), em apenas 5minutos. De 0 a 48% em apenas 5 minutos...tive que repetir e escrever várias vezes o mesmo até acreditar naquilo que estava a alinhar.

O vídeo em si foi carregado para o canal de YouTube oficial da Huawei. Agora, esperamos que a marca tenha um produto final pronto a tempo do MWC 2018. Já por outro lado, porque publicariam o vídeo se não estivessem prontos para nos mostrar o produto final?

Qual é a tua opinião sobre esta tecnologia?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Qualcomm Snapdragon 670 tem uma performance idêntica ao OnePlus 3

H018

Samsung lucra mais com o iPhone X do que com o Samsung Galaxy S8

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.