Huawei seduz o mercado com carro elétrico com autonomia para 1000 km

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

As grandes tecnológicas estão de olhos postos no setor automóvel, mais concretamente nos veículos elétricos autónomos. Inspirada pela Tesla, a Xiaomi já garantiu a sua presença neste mercado, seguindo-se também a Huawei com ambição redobrada.

A empresa liderada por Ren Zhengfei quer lançar o "seu" carro elétrico ainda em 2021, diversificando a sua aposta em diferentes territórios e garantindo a sua presença num dos segmentos emergentes. Para tal, colaborará com fabricantes já estabelecidas.

Huawei sublinha a sua aposta no mercado de carros elétricos

Foi no âmbito da sua 18.ª Global Analyst Conference, a conferência dedicada aos analistas, investidores e interessados na marca que a Huawei reiterou o seu interesse no segmento dos veículos inteligentes. Fê-lo pela palavra de Xu Zhijun, responsável da empresa.

A empresa deixou claro que não será ela a produzir ou fabricar os carros elétricos, mas quer sim, colaborar com várias empresas já estabelecidas no setor. O seu contributo maior será o desenvolvimento de tecnologias e sistemas de navegação autónoma.

Mais concretamente, a Huawei começará por se focar na produção de componentes e desenvolvimento de tecnologias para este tipo de veículos. Em seguida, estreitará laços com fabricantes como a BAIC New Energy, Chongqing Changan e Guangzhou Automobile.

A plataforma HuaweiCar está na lista de prioridades da empresa

Também no decurso do segundo dia da conferência ficamos a saber que a Huawei já investiu mais de mil milhões de euros com vista a desenvolver componentes para carros elétricos. A aposta, de acordo com Xu Zhijun, já estará a surtir os primeiros e bons frutos.

Com efeito, fruto deste investimento a marca terá já a plataforma HuaweiCar suficientemente madura para ser implementada num novo carro elétrico. As suas capacidades de condução autónoma serão demonstradas muito em breve, em contexto urbano.

A isto soma-se o reforço da autonomia para os veículos elétricos, uma das maiores e mais recorrentes preocupações neste setor. É também aqui que a Huawei diz ser capaz, com a plataforma Huawei Car, de ajudar a conseguir uma autonomia de até 1 000 km.

Note-se, contudo, que para já estamos perante promessas feitas pela equipa de engenheiros da Huawei. No entanto, esperamos ver os resultados reais já em 2021, com algumas tecnologias a marcarem presença em veículos elétricos já este ano.

Surpresas e promessas para ao certame Shanghai Auto Show

Xu Zhijun afirmou que todos os componentes atualmente produzidos pela Huawei para o mercado de veículos elétricos já são aplicados na prática. Mais ainda, durante o próximo evento Shanghai Auto Show, a plataforma HuaweiCar mostrará o que consegue fazer no domínio da condução autónoma.

"A nossa equipa está a dar o seu melhor e espero que superem as expectativas. Disseram-me que o nosso carro elétrico consegue alcançar os 1 000 km de condução autónoma ininterrupta numa área urbana, o que é muito melhor que a Tesla".

A Huawei não constróis automóveis, mas desenvolve componentes e tecnologias para estes. A marca foi veemente ao reforçar esta posição, afirmando-se como parceira de confiança para as marcas automóveis que estejam a explorar este vetor.

A Huawei é a parceira tecnológica, não a fabricante de automóveis

Ainda de acordo com Xu Zhijun, a decisão de não construir carros elétricos não foi fácil. O executivo aponta que a empresa teve que considerar as opções que tinha à sua frente antes de tomar uma decisão.

Em síntese, a Huawei decidiu especializar-se em soluções de software e hardware para veículos elétricos autónomos. Deixará a construção dos mesmos para as empresas estabelecidas no setor. Algo que já tínhamos noticiado na 4gnews.

A sua presença neste mercado emergente está assim garantida, com uma posição mais confortável para a Huawei.

Editores 4gnews recomendam:

  • OPPO Band Sport e Band Style são as novas rivais da Mi Band 6 em Portugal
  • Redmi prepara-se para apresentar o smartphone mais pedido pelos fãs!
  • Smartphones irrompem em chamas antes de embarcar no avião (vídeo)
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.