Huawei Mate 30: alternativa para instalar Apps da Google deixou de funcionar!

Vitor Urbano
3 comentários

Durante o mês passado, a Huawei apresentou os seus novos smartphones topo de gama — Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro. No entanto, devido aos grandes problemas causados pelos Estados Unidos, estes foram os primeiros smartphones da marca a chegar sem nenhum serviço/aplicação da Google.

Como seria de esperar, foram muitos os utilizadores que colocaram de parte a possibilidade de comprar um smartphone Android sem serviços Google. Mas, não demorou muito até que surgisse uma alternativa relativamente simples para instalar todas as Apps no novo topo de gama.

Huawei Mate 30 Pro Google

Método mais simples para instalar Apps Google no Huawei Mate 30 Pro foi abandonado

Para os utilizadores que pretendiam instalar os serviços Google no seu Mate 30, foi desenvolvida a aplicação "LZ Play", uma App desenvolvida por terceiros que requeria permissões de administrador. Graças ao nível de permissões que requeria, rapidamente causou grande polémica devido aos vários riscos de segurança envolvidos.

John Wu, responsável pelo desenvolvimento da popular ferramenta root Magisk, publicou uma explicação detalhada sobre como esta aplicação funcionava. Curiosamente, demorou apenas algumas horas até que o site oficial da aplicação fosse colocado offline.

Para já, não se sabe se foram os developers da App que decidiram encerrar o projeto, ou se foi o serviço de alojamento que achou por bem colocar o site offline. Existe ainda a possibilidade de que a Huawei possa ter tomado medidas após ver a explicação de John Wu, mas parece pouco provável.

Única forma de ter Apps Google no Mate 30 será através de um "perdão" de Donald Trump

Para os utilizadores que não conseguiram até agora instalar as aplicações da Google no seu Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro, isso não irá acontecer a menos que Donald Trump decida conceder uma exceção à Google/Huawei.

Vários relatos confirmaram que o Huawei Mate 30 deixou de conseguir passar no teste de segurança da Google 'SafetyNet'. Basicamente, este teste permite identificar se um smartphone é seguro, ou não. Este é um dos requisitos básicos para que seja possível instalar/correr muitas das aplicações Google num smartphone Android.

Assim sendo, mesmo que arranjem forma de conseguir colocar as aplicações no smartphone, não será possível utilizar as mesmas.

Editores 4gnews recomendam:

3 comentários
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.