Há uns dias falámos que a Huawei está disposta a bloquear os launchers Android na sua nova EMUI 9 no mercado asiático. Ou seja, em nada isto afetará o utilizador europeu. Pelo menos por agora.
O receio é que a marca chinesa implemente também esta possibilidade nos smartphones vendidos na Europa. Contudo, mesmo sem este ser um problema para já, utilizar um launcher num smartphone da Huawei com a EMUI 9 é doloroso.
Assim sendo, terei de expôr a minha situação com a EMUI 9 no Huawei Mate 20 Pro. Desde a sua apresentação oficial que tenho a oportunidade de ter o Huawei Mate 20 Pro no meu bolso. Em certas alturas chegou mesmo a ser o meu smartphone diário.
Launchers na EMUI 9 são extremamente dolorosos de utilizar
Porém, ou utilizava o Huawei Mate 20 Pro com a "skin" da Huawei, ou a utilização do launcher Android era tão má que me apetecia deixar o topo de gama de lado.
Sempre que utilizo um smartphone da Huawei instalo o Nova Launcher. Não sou um amante da EMUI mesmo com as suas melhorias. Não quero com isto dizer que é má. Apenas não é do meu gosto pessoal. Dessa forma, o launcher é quase obrigatório num smartphone da marca chinesa.
Todavia, instalar um launcher no mais recente topo de gama da Huawei é tão mau que mais parece que estou a utilizar um smartphone de 100€.
Bugs, mais bugs, mais lentidão...Mais bugs
O smartphone fica lento, o Mate 20 Pro aquece, o smartphone não assume os gestos. Podia ficar aqui o dia todo a falar dos problemas. Até as notificações não chegam a tempo e horas.
Com a implementação dos gestos no Huawei Mate 20 Pro e EMUI 9 claro que fiquei intrigado para a sua utilização. Contudo, se queria utilizar os gestos não podia utilizar um launcher porque não volta ao menu. Sempre que deslizo para ir ao menu temos o multitarefas aberto. Sem contar com a dezena de launcher que dão "erro grave" e sou obrigado a desinstalar. Aliás, podes ver esse bug no vídeo abaixo no minuto 2:50.
A Huawei odeia launchers! É a minha conclusão.
Em suma, a Huawei odeia launchers. A EMUI 9 é a prova disso mesmo. É verdade que podes continuar a utilizar um launcher com um smartphone da Huawei mas se no smartphone mais caro e potente da marca a experiência é péssima, não quero imaginar num gama média.
E não me venham com o "pequenos bugs que serão corrigidos". Se nas primeiras semanas ainda dava um desconto, o Huawei Mate 20 Pro já recebeu atualizações de sistema e este bug dos gestos e lentidão continua a persistir. Ou seja, não é por falta de conhecimento. É falta de vontade.
Editores 4gnews recomendam: