Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Honor Magic5 Pro review: o smartphone topo de gama a derrotar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 9 min.

Honor Magic5 Pro

Honor Magic5 Pro
★★★★★5Excelente

Há smartphones que sabemos que vamos gostar mesmo antes de os começarmos a usar diariamente. Foi isso que senti nos minutos em que pude pegar no Honor Magic5 Pro durante a Mobile World Congress 2023, em Barcelona. Felizmente há um mês chegou a oportunidade de testá-lo no ‘mundo real’.

Prós
  • Qualidade de construção e design premium
  • Ecrã de ótima legibilidade e brilho
  • Câmaras versáteis e com qualidade de topo
  • Autonomia de bateria excelente
  • Desempenho irrepreensível
  • Carregador e capa incluídos na caixa
Contras
  • Traseira é ligeiramente escorregadia
  • Poderia fornecer uma experiência de Android mais limpa

Ao longo do último mês testei o Honor Magic5 Pro. É um smartphone que se propõe a combater os grandes ‘tubarões’ do segmento premium. Mas a verdade é que pode ser muito provavelmente o smartphone topo de gama a bater em 2023. Neste artigo conto-te a minha opinião. Spoiler alert: é muito boa.

Honor Magic5 Pro

Processador: Snapdragon 8 Gen 2
Bateria: 5100 mAh, 66 W
Ecrã: AMOLED, LTPO, 120 Hz, 2K
Câmaras: 50 MP (principal, ultrawide e telefoto)

Especificações técnicas do Honor Magic5 Pro

  • Processador: Snapdragon 8 Gen 2
  • RAM: 12 GB de RAM LPDDR5X
  • Armazenamento: 512 GB UFS 4.0
  • Ecrã: LTPO OLED, 1312 por 2848 pixeis, taxa de atualização adaptável de 120 Hz, pico de brilho de 1800 nits
  • Áudio: Altifalantes estéreo
  • Câmaras: 50 MP (principal), 50 MP (ultrawide), 50 MP (telefoto periscópica)
  • Câmara frontal: 12 MP (ultrawide); sensor TOF 3D (profundidade e biométrico)
  • Bateria: 5100 mAh; carregamento de 66 W com fios, 50 W sem fios e reverso
  • Conetividade: Dual SIM, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC, Infravermelhos, USB-C 3.1
  • Biometria: sensor de impressões digitais no ecrã; Face ID
  • Sistema operativo: Android 13, MagicOS 7.1
  • Resistência: IP68
  • Dimensões: 162,9 x 76,7 x 8,8 mm; Peso: 219 g

Unboxing ao Honor Magic5 Pro

O Honor Magic5 Pro fornece uma experiência de unboxing premium, mostrando aos rivais nesta faixa de preço como se deve fazer. Além do do smartphone, cabo e ferramenta para colocar cartões SIM, este chega com carregador na caixa.

Trata-se de um carregador de 66 W, que te permite tirar toda a potencialidade de carregamento rápido do equipamento. Além disso, a marca também fornece uma capa transparente para adicionar proteção ao terminal.

Honor Magic5 Pro

A minha opinião sobre Honor Magic5 Pro

Um design sóbrio e vistoso

Avaliar o design de um smartphone é sempre uma questão de gosto. E embora eu seja fã de ecrãs planos, o Honor Magic5 Pro é do smartphones mais esteticamente aprazíveis que já me passaram pelas mãos. Como é tendência na atualidade, as suas 6,81 polegadas tornam-no ideal para quem aprecia smartphones grandes.

As margens do ecrã, embora curvas, são subtis e ajudam a dar um sentimento premium. O mesmo se pode dizer da traseira fosca e da ilha de câmaras redonda que impõe respeito. É um smartphone que faz seguramente ‘rodar cabeças’ e é uma aposta certa da Honor no campo do design.

Honor Magic5 Pro

Construção simplesmente imaculada

A construção do Honor Magic5 Pro é também imaculada, como seria de esperar. O aparelho tem um painel de topo, e uma traseira em vidro fosca que não deixa marcas de dedadas e que peca apenas por ser ligeiramente escorregadia.

Os botões possuem um bom clique, e isso estende-se à parte biométrica. Temos um sensor de impressões digitais bastante rápido, e graças ao sensor TOF 3D, este tem reconhecimento facial ao estilo do Face ID que se revelou bastante efetivo. Uma bela combinação.

Honor Magic5 Pro

Ecrã de nível superior

O ecrã, como já referi, tem as margens laterais curvas na medida certa. Acaba por lhe dar um feeling premium, ao mesmo tempo que ajuda a proporcionar uma boa pega. É um ecrã 2K com grande qualidade para reprodução de conteúdos multimédia.

Isto combinado com a taxa de atualização variável até 120 Hz, faz com que tenhamos uma experiência bastante fluida durante a navegação em redes sociais ou a jogar. De realçar o punch-hole em formato de pilha no canto superior esquerdo. É algo a que nos habituamos, principalmente depois de se perceber a boa qualidade da câmara frontal e do desbloqueio facial.

Honor Magic5 Pro

O áudio que não desilude

É também no áudio que se faz a qualidade do Honor Magic5 Pro. Não tendo o melhor espólio de colunas estéreo que já testei num smartphone, anda lá muito perto. Mesmo em volume alto, apresenta pouca distorção.

É um aparelho com qualidade de áudio de topo, isso não haja dúvidas. Seja a jogar ou a ver uma boa série ou filme, não vais ter quaisquer problemas. Talvez por já ter ouvido melhor, não recebe nota máxima. Não ter entrada para jack 3,5 mm é algo a que já me habituei.

Honor Magic5 Pro

Desempenho sem 'espinhas'

O que há para dizer do desempenho deste smartphone? Muito pouco, e isso só pode ser bom. Vem equipado com o Snapdragon 8 Gen 2, que se alia nesta versão de testes a 12 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno.

O resultado é um desempenho sem quaisquer ‘espinhas’ em qualquer tarefa que tentei realizar no equipamento. Seja para navegar online, nas redes sociais, consumir multimédia ou jogar títulos mais exigentes, é uma verdadeira besta no que ao desempenho diz respeito.

Honor Magic5 Pro

Interface da Honor tem de melhorar

Este é provavelmente o ponto onde a Honor tem mais margem de progressão, pois é a parte que menos gostei do smartphone. Para começar, esta MagicOS 7.1 tem muitas semelhanças com a interface dos smartphones da Huawei. Com a vantagem, claro, de termos aplicações da Google nativas e sem truques.

Contudo, é um software que precisa de ser polido. Não dar para fazer swipe da central do controlo a partir do meio do ecrã é algo que tem de ser adicionado num ecrã destas dimensões. E claro, existem várias aplicações desnecessárias pré-instaladas (algumas delas podes desinstalar).

Honor Magic5 Pro

O ponto forte, neste campo, é a promessa de suporte da Honor que é das melhores do mercado. A marca promete três anos de atualizações Android e 5 anos de atualizações de segurança. Isto significa que o smartphone será atualizado até ao Android 16 e receberá atualizações de segurança, potencialmente, até 2028.

Câmaras absolutamente versáteis

Se há ponto onde este Magic5 Pro se destaca é nas suas câmaras. Foi aí que a marca passou grande parte da apresentação do mesmo, e não é à toa. Este conta com um dos melhores setups de câmaras do mercado.

Honor Magic5 Pro

Temos uma câmara principal de 50 MP que te fornece fotografias de grande qualidade, seja com muita ou menos luz. No vídeo também é bastante competente, embora não se possa dizer que esteja ao nível de um iPhone de topo. Grava até 4K, e fornece boas filmagens. Tanto na fotografia como no vídeo, mais do que falar é bom veres os resultados abaixo.

Câmara principal do Honor Magic5 Pro
Câmara principal do Honor Magic5 Pro
Câmara principal do Honor Magic5 Pro
Câmara principal do Honor Magic5 Pro
Honor Magic5 Pro
Câmara principal do Honor Magic5 Pro
Câmara principal do Honor Magic5 Pro
Câmara principal do Honor Magic5 Pro - Modo retrato
Câmara principal do Honor Magic5 Pro
Câmara principal do Honor Magic5 Pro
Câmara principal do Honor Magic5 Pro
Câmara principal do Honor Magic5 Pro

A lente ultrawide também fornece dos melhores resultados fotográficos que já tive oportunidade de testar. Esta porta-se bem em vários cenários, e fornece boas imagens quando queremos imagens com um extenso campo de visão.

Ultrawide do Honor Magic5 Pro - Pôr do sol
Ultrawide do Honor Magic5 Pro - Pôr do sol

A telefoto com zoom periscópico é outro dos pontos fortes deste setup de câmara. Fornece imagens com zoom ótico sem perda de qualidade até 3,5 vezes bastante interessantes. É claro, se quiseres elevar a fasquia consegues imagens zoom até 10 vezes que podemos considerar decentes. E embora tenhamos aqui zoom até 100 vezes, não podemos dizer que as imagens são propriamente utilizáveis além da mera curiosidade ou daquela foto à lua. Mas que tem uma estabilização incrível, lá isso tem. A fazer suar as rivais.

Exemplos de ultrawide até 100x zoom

Honor Magic5 Pro

Honor Magic5 Pro

Honor Magic5 Pro

Honor Magic5 Pro

Honor Magic5 Pro

Honor Magic5 Pro

Quanto à câmara frontal, não é a melhor do segmento mas não fica longe. Proporciona boas selfies, e tem um bom modo de retrato graças ao sensor TOF 3D que apoia o sensor de 12 MP. Farás boa figura nas selfies e nas videochamadas.

Honor Magic5 Pro

Uma 'besta' de bateria

Com uma bateria de 5100 mAh combinada com a eficiência do Snapdragon 8 Gen 2, o Honor Magic5 Pro é um verdadeiro campeão no que diz respeito a autonomia. É um smartphone com autonomia para um dia de uso intensivo sem quaisquer problemas.

Se fores um utilizador mais intermédio ou leve, tens aqui um smartphone com bateria para um dia e meio a dois dias. A isto junta-se o carregamento de até 66 W, que basicamente te vai carregar o equipamento na totalidade em cerca de 45 minutos.

Honor Magic5 Pro

Não só carrega mais rápido que os rivais da Samsung ou da Apple, como ainda traz o carregador na caixa. Além disso, carrega sem fios até 50 W, e possui carregamento reverso sem fios, caso queiras carregar os teus auriculares ou outro equipamento numa emergência.

Conclusão sobre o Honor Magic5 Pro

Com um preço base de 1199 €, o Honor Magic5 Pro é dos smartphones mais completos que encontras no mercado. Possui uma construção de topo, embora devas ter atenção à traseira escorregadia. O design é bastante atrativo, e ao olharmos para ele sentimos que é um produto premium.

Honor Magic5 Pro

Isso sente-se também no desempenho imaculado e no ecrã brilhante e bastante fluido. A MagicOS por cima do Android ainda tem arestas para limar, mas a promessa de atualizações da marca deixa-me confiante quanto ao futuro.

E que dizer da bateria? Uma verdadeira besta que aguenta um dia inteiro de utilização intensiva ou dois dias de utilização leve. E como o melhor fica o fim, as câmaras são do mais versátil que encontras no mercado.

Honor Magic5 Pro

Fornece fotografias com grande qualidade, com muita ou pouca luz. E a sua ultrawide e telefoto são belas adições a um setup que fica completo com uma câmara frontal que fornece bons resultados e ainda tem desbloqueio facial de topo.

Sim, o Magic5 Pro é um smartphone caro por 1199 € com uma Honor que ainda tem coisas a provar. Mas a verdade é que à data de escrita consegues encontrá-lo abaixo de 1000 € na Amazon de Espanha. E por esse preço é difícil encontrar melhor no mercado. É o smartphone topo de gama a bater em 2023.

Honor Magic5 Pro

Processador: Snapdragon 8 Gen 2
Bateria: 5100 mAh, 66 W
Ecrã: AMOLED, LTPO, 120 Hz, 2K
Câmaras: 50 MP (principal, ultrawide e telefoto)

Honor Magic5 Pro

Design 5
Construção 5
Ecrã 5
Áudio 4,5
Desempenho 5
Interface 3,5
Câmara 4,5
Bateria 5
Qualidade-preço 4
Pontuação 4,6 - Excelente

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.