Unihertz Jelly Star review: pequeno for fora, grande por dentro

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 7 min.

O Unihertz Jelly Star foi lançado recentemente com uma premissa promissora: é o smartphone com Android 13 mais compacto do mundo. Perante tamanho tão compacto, podemos desvalorizá-lo à primeira vista. Mas a verdade é que este mini-smartphone tem muito mais para oferecer do que se vê à primeira vista.

Ao longo das últimas duas semanas testei este mini-smartphone, que à primeira vista quase é confundido com um brinquedo. Mas a verdade é que está longe de o ser,, com características que muitas vezes não encontras em smartphones mais caros.

Unihertz Jelly Star

Especificações técnicas do Unihertz Jelly Star

  • Processador MediaTek Helio G99
  • 8 GB de memória RAM
  • 256 GB de armazenamento expansível via microSD
  • Ecrã IPS LCD de 2,63 polegadas
  • Câmara principal de 48 MP
  • Câmara frontal de 8 MP
  • Bateria de 2000 mAh, 10 W
  • Android 13
  • Sensor de impressões digitais na traseira
  • Padrão LED na traseira para notificações
  • Conetividade: NFC, entrada de jack 3,5 mm, Bluetooth, infravermelhos, Rádio FM
  • Tamanho: 49,52 x 95,13 x 19,37 mm; Peso: 121 g

Unboxing do Unihertz Jelly Star

O Jelly Star vem num caixa pequena, como ele. Mas providencia tudo o que precisas para começar a utilizar o equipamento. Vem com a ferramenta para colocares o cartão SIM, uma película de proteção para o ecrã extra (já vem com uma colocada), carregador de 10 W, cabo USB-C para carregamento e uma fita caso o queiras levar preso no pulso, por exemplo.

Unihertz Jelly Star

A minha opinião sobre o Unihertz Jelly Star

Compacto mas com design irreverente e... transparente

Este é, na minha opinião, o ponto forte do Unihertz Jelly Star. Se associarmos o tamanho compacto ao design transparente com LEDs na traseira, o Jelly Star não só é um smartphone compacto como também consegue destacar-se dos demais no seu aspeto.

Está disponível em vermelho e azul, sendo que testei a versão azul. A parte interessante é que podemos usar os LEDs para notificações, aviso de carregamento, chamadas ou simplesmente para dar show enquanto o aparelho toca música ou vês um vídeo.

Unihertz Jelly Star

Construção robusta e cuidada

Embora seja um equipamento compacto, o Jelly Star é um smartphone bastante robusto. O facto de ser construído em plástico torna-o mais resistente que o vidro, e dá a sensação de que vai aguentar-se por muito tempo ou até resistir a algumas quedas. No fundo é a Unihertz a colocar em prática o conhecimento de produzir smartphones “rugged”.

Os botões são bastante clicáveis, e na lateral vais encontrar a entrada para cartões SIM e a porta USB-C para carregamento. Para o fundo do equipamento a Unihertz guardou a única coluna e o microfone. No topo encontras a entrada para jack 3,5mm e infravermelhos.

Unihertz Jelly Star

Ecrã pequeno exige teclado a condizer

O ecrã do Jelly Star é um painel LCD de 2,63 polegadas com resolução e brilho suficiente para uma boa utilização diária. É claro, como é um ecrã pequeno a utilização do teclado vai exigir uma curva de aprendizagem.

No fundo do ecrã temos botões táteis que podem dar jeito a quem não gosta de gestos. Estes acabam por estar lá pois temos margens tanto em cima como no fundo, que poderiam ser obliteradas para fornecer uma experiência de ecrã superior.

Unihertz Jelly Star

Áudio satisfatório e entrada para jack 3,5 mm

Provavelmente por questões de tamanho, o Jelly Star só tem um altifalante que fica na margem inferior. Mas acaba por fornecer melhor áudio que outros smartphones mais caros que também só possuem uma coluna.

Além disso, há que destacar o facto de este possuir entrada para jack 3,5 mm no topo. Isto dá aos utilizadores a possibilidade de ligarem uns auriculares com fios. Qual é mesmo a desculpa para smartphones maiores não terem esta entrada? Além disso, tem Bluetooth para usares os teus auriculares Bluetooth sem problemas.

Unihertz Jelly Star

Desempenho assertivo com armazenamento de topo e expansível

Para um smartphone que custa nesta fase 156 €, o Jelly Star tem um desempenho bem interessante. Vem equipado com o processador MediaTek Helio G99, que encontras em smartphones mais caros como o Unihertz Luna ou o POCO M5.

Este providencia-te um desempenho bem competente para qualquer tarefa diária. Obviamente se fores jogar jogos mais exigentes, vais sentir o processador. Mas no meu Pokémon GO portou-se impecavelmente.

Os 8 GB de RAM são uma aposta certeira, e os utilizadores mais exigentes não sentirão problemas de espaço com os 256 GB de armazenamento. De realçar que mesmo com o tamanho compacto o armazenamento é expansível via microSD.

Unihertz Jelly Star

Android 13 quase limpo e sem bloatware

Não há praticamente nada a apontar à interface do Unihertz Jelly Star. Este vem com uma interface da marca que fornece uma experiência muito semelhante ao Android Puro. E conta-se pelos dedos de uma mão as aplicações que vêm pré-instaladas além das da Google. E todas me parecem relativamente essenciais.

Outro pormenor interessante é que este já vem com o mais recente Android 13, ao contrário de outros smartphones recentes. A nota só não é mais alta, pois não é claro qual será o futuro do equipamento em termos de atualizações.

Unihertz Jelly Star

Câmara decente para o preço

De um smartphone tão compacto, não seria de esperar que as câmaras impressionassem. Mas a verdade é que, para o tamanho e preço, as câmaras do Jelly Star vão servir perfeitamente para o dia a dia.

A câmara traseira de 48 MP produz imagens competentes, principalmente quando existe luz abundante. Quanto à câmara frontal de 8 MP, serve perfeitamente para as selfies ocasionais e para videochamadas.

Unihertz Jelly Star
Fotografia capturada com a câmara traseira do Unihertz Jelly Star

Bateria mais que suficiente para um dia de utilização

A bateria do Jelly Star é de 2000 mAh, o que pode fazer alguns interessados pensar. Mas devemos ter em conta o fator tamanho, que faz com que o aparelho me tenha durado facilmente para um dia de utilização média a intensiva sem quaisquer problemas.

Se fores um utilizador mais leve, que vai utilizar o equipamento para o básico, acredito que este possa inclusivamente chegar a um dia e meio a dois dias de utilização. O carregamento é de 10 W, acabando por fazer uma carga completa em cerca de 60 minutos. O que é mais do que suficiente para quem compra um aparelho nesta faixa de preço.

Qualidade/preço do Jelly Star impressiona

Pelo preço de 156 € a que se encontra nesta fase de crowdfunding no Kickstarter, o Unihertz Jelly Star é o smartphone compacto do mundo com melhor qualidade-preço. Tem um formato 'maneirinho', sendo mais pequeno que um cartão de crédito.

Unihertz Jelly Star

Processador: MediaTek Helio G99
Ecrã: 2,63 polegadas
Extras: LEDs na traseira transparente

Além disso, o seu design transparente com LEDs na traseira torna-o bastante apelativo. Tenho um desempenho mais que suficiente para as tarefas do dia a dia, e essa norma estende-se também ao ecrã, câmara e bateria. Sem deslumbrar, acaba por surpreender bastante pelo preço e tamanho.

Conclusão: o smartphone compacto que une estilo e praticidade

Se procuras um smartphone verdadeiramente compacto, este é provavelmente o equipamento a comprar em 2023 se queres pagar o mínimo possível. Tem um ecrã de 2,63 polegadas e uma traseira transparente com LEDs que o torna visualmente atrativo apesar do tamanho compacto.

O seu processador providencia um bom desempenho para o preço, seja a navegar nas redes sociais, a ver vídeos ou a jogar. O facto de termos 8 GB de 256 GB de armazenamento expansível também são fontes bastante favoráveis. Já para não falar do facto de providenciar uma experiência de Android praticamente pura e sem aplicações desnecessárias.

Unihertz Jelly Star

É claro que nem tudo é perfeito. Perante o tamanho do ecrã, o teclado é pequeno e portanto exige uma curva de aprendizagem. E é bom salientar que também só tem uma coluna no fundo. Mas vem com um belo bónus: entrada de jack 3,5 mm.

Se estás à procura de um smartphone que te caiba na palma da mão, é simplesmente um equipamento que aconselho por este preço acessível em fase de crowdfunding. Não há nada assim no mercado com Android 13.

Design 5
Construção 4,5
Ecrã 3
Áudio 3,5
Desempenho 4
Interface 4
Câmara 3
Bateria 3,5
Qualidade-preço 4,5
Pontuação 3,9

unihertz jelly star

Pontos fortes do Unihertz Jelly Star

  • Tamanho bastante compacto que cabe em qualquer bolso
  • Traseira transparente com LEDs torna-o mais especial
  • Processador que providencia bom desempenho
  • Armazenamento de 256 GB expansível
  • Experiência de Android quase pura
  • Entrada de jack 3,5 mm

Pontos a melhorar do Unihertz Star

  • Tamanho reduzido do teclado exige curva de aprendizagem

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.