Homem 'sacou' mais de 120 milhões de euros ao Facebook e à Google

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Um homem da Lituânia foi apanhado numa fraude gigantesca, admitindo que ele e uma equipa enganaram o Google e o Facebook. Evaldas Rimasaukas conseguiu convencer as empresas a pagar mais de 120 milhões de dólares.

A equipa de criminosos posou como uma fabricante real de computadores do Taiwan chamada Quanta Computer. Através de um esquema de phishing, roubaram 23 milhões de dólares da Google e cerca de 98 milhões do Facebook.

A investigação concluiu que Rimasauskas não foi directamente responsável por convencer as empresas a enviar dinheiro mas que foi o criador da infraestrutura essencial ao esquema.

Por vezes, até as grandes empresas são enganadas

De acordo com os relatórios, Rimasauskas registou a sua empresa na Letónia sobre o nome da Quanta Computer e começou a enviar e-mails fraudulentos de phishing.

Esses e-mails eram direcionadas a colaboradores do Facebook e da Google que comunicavam com a Quanta Computer. A equipa pedia que o dinheiro pelos serviços prestados pela empresa real fosse enviada para contas bancárias controladas por Rimasauskas.

Na sequência deste crime, Rimasauskas foi extraditado para os Estados Unidos em agosto de 2017. Contudo, o criminosos só confessou tudo recentemente, finalmente dando seguimento ao caso.

Evaldas admitiu ter criado um esquema elaborado para forçar empresas americanas a dar-lhe dinheiro, que depois espalhou por várias contas pelo mundo.

"Rimasauskas pensou que podia esconder-se atrás de um computador e cometer crimes mas a justiça americana é longa e eficaz, e agora está na hora de enfrentar uma pena significante nos Estados Unidos". - Geoffrey Berman, advogado americano.

A Google enviou uma declaração a dizer que recuperaram os fundos e estão satisfeitos pela resolução do problema. O Facebook para já ainda não se pronunciou. Rimasauskas terá a sua sentença dita em julho deste ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Jovem de 20 anos morre após 45 dias seguidas de PUBG Mobile
  • PUBG Mobile está a limitar jogadores a 6 horas de jogo por dia
  • A MEO manda-me mais mensagens que a minha namorada!

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.