Há uma nova forma muito prática de partilhar capturas de ecrã

Pedro Alves
Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Esquece aquelas capturas de ecrã demoradas, sobretudo as que te obrigam a perder tempo com ‘crops’ complicados para que consigas partilhar apenas o objeto ou o texto que te interessa.

Agora basta usar o dedo para selecionar a parte do ecrã que queres partilhar e, em poucos passos, estás a partilhar essa informação.

Curiosamente, esta funcionalidade não depende de nenhuma nova função de ‘print screen’ para substituir a normal gravação de ecrã num smartphone; tudo é feito recorrendo à nova funcionalidade Circle to Search – um novo recurso da Google para já disponível apenas nos novos Pixel e nos smartphones Samsung Galaxy de topo.

Adaptação ‘inteligente’

Para concretizar a nova funcionalidade de partilha de ecrã a Google limitou-se a adicionar pequenas alterações à função de pesquisa inteligente da Circle to Search.

A função Circle to Search pode também ser usada para partilhas rápidas de ecrãs
Sequência de imagens com a nova funcionalidade de partilha de ecrã a partir do recurso Circle to Search.
Imagens: 9To5Google

Quando esta funcionalidade é ativada e o utilizador escolhe com o dedo a zona do ecrã pretendida, automaticamente surge um novo botão de ‘Share’ por cima da seleção. A partir daí basta ao utilizador escolher este botão e enviar a imagem, a partir da nova janela de partilha que, entretanto, se abre.

Ao contrário do que acontece quando fazemos ‘crop’ nas imagens obtidas com as normais capturas de ecrã no telemóvel, usando o Circle to Search as imagens não precisam de ser guardadas no dispositivo.

Claro que é possível enviar essa imagem para plataformas online como Google Photos ou o Google Keep, assim como fazer a sua transferência para o smartphone.

O novo recurso deverá ser progressivamente disponibilizado pela Google nos próximos meses, à medida que mais dispositivos receberem a atualização do Android.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.