Há novas palavras proibidas para o Safari nos Apple iPhone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A versão mobile do navegador de Internet da Apple, o Safari, tem um novo problema com determinadas palavras e expressões. Em causa está o bug que "chrasha" o browser ao escrever determinadas palavras com carateres e letras especiais no iPhone ou iPad.

Em causa está um novo problema com determinados strings que, quando inseridos em determinadas sequências, fazem congelar o navegador Safari no dispositivo móvel. O problema foi detetado por vários utilizadores de Apple iPhone nos últimos dias.

As palavras proibidas para o Safari nos Apple iPhone

Apple Safari

A problemática foi primeiramente exposta pela publicação AppleInsider e mostra-nos que bastaria escrever “wal”, “bes” ou “tar” na barra de endereços do Safari para o crashar no iPhone.

Pese embora este erro tenha afetado sobretudo os utilizadores nos Estados Unidos da América, o mesmo pode ser replicado em qualquer ponto do globo. No entanto, o problema não afeta todos os utilizadores por igual.

@AppleSupport hello, I have a very strange issue with my new iPhone 14 and my mothers new iPhone 14. When we start to type Walmart “Wal” into the search engine the phones instantly close safari. See video below.. please help? pic.twitter.com/P5mq1ahaih

— 805 🇺🇸 (@Dakodes) 14 de novembro de 2022

Note-se que a frequência com que os utilizadores inseriam as palavras proibidas na barra de endereços é alta ao serem as primeiras letras de grandes cadeias de supermercados nos EUA. Mais concretamente, as iniciais de lojas como o Best Buy, ou o Walmart.

Todavia, nem todos os Apple iPhone, ou iPad estariam a ser afetados por igual. Com efeito, o comportamento anómalo não afeta todos os utilizadores por igual, com vários utilizadores a referir que a inserção das referidas letras em nada afeta os seus iPhone.

Problema no Safari com causa por identificar

Bug Alert 🪳: For some iPhone/iPad users, if you type any of these letter combos in Safari, it causes the app to crashtar, bes, wal, well, old, sta, pla pic.twitter.com/KGWD7wj161

— 9to5Mac (@9to5mac) 14 de novembro de 2022

Até ao momento nem todos os utilizadores conseguem replicar o problema nos seus iPhone. Tal facto, levou alguns utilizadores a associar esta problemática não ao Safari propriamente dito, mas sim ao motor de busca da Google e respetiva indexação de links.

Ao longo deste artigo podemos ver diversas publicações no Twitter com a exemplificação do problema, com o navegador a parar após a inserção das palavras em questão. De momento, note-se, a maioria das queixas emana de utilizadores norte-americanos nos estados da Califórnia e na Florida.

Por fim, segundo avança a publicação WinFuture.DE, a Apple já terá contactado alguns dos utilizadores afetados. De momento, a tecnológica de Tim Cook estará a investigar a problemática, devendo fornecer uma atualização de correção nos próximos dias.

É, assim, mais um bug peculiar a afetar o navegador da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.