Grupo de hackers OurMine "raptou" contas do Twitter dos Jogos Olímpicos e do Barcelona

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

As contas de Twitter dos Jogos Olímpicos e do clube de futebol FC Barcelona foram temporariamente raptadas pelo grupo OurMine. Este grupo tem se tornado infame no mundo virtual por apropriar-se de contas famosas e fazer publicações a promover segurança.

Nas contas dos Jogos Olímpicos e do FC Barcelona, foi deixada a mensagem "Everything is hackable" ou "tudo pode ser invadido". De seguida, é deixada uma irónica mensagem de recomendação de segurança, onde o grupo OurMine deixa o seu contacto, promovendo serviços de proteção.

Anteriormente, o OurMine raptou as contas de Twitter do Facebook e Facebook Messenger, alegadamente conseguindo entrar através de aplicações de terceiros. De acordo com uma declaração feita ao Business Insider, o grupo de hackers admitiu que consegue ter acesso a contas através de apps de terceiros.

Esta informação coloca uma mancha na reputação do Twitter, que não consegue controlar aplicações de terceiros, levando a este género de ataques. Autoridades acreditam que o grupo OurMine está localizado na Arábia Saúdita, não tendo sido descoberta a localização exata ainda.

OurMine já raptou várias contas desportivas

O grupo de hackers OurMine parece ter preferência por contas de Twitter relacionadas com desporto. Em janeiro, o grupo comprometeu contas de várias equipas de NFL (National Footbal League), como os 49ers e Chiefs. Estes ataques foram feitos antes do evento Super Bowl. O padrão do grupo OurMine parece ser invadir contas relacionadas com tópicos quentes.

Editores 4gnews recomendam:

  • MacOS está mais vulnerável a malware que o Windows pela primeira vez!
  • Cuidado! Extensões do Google Chrome são usadas para infetar milhares de utilizadores com malware
  • Huawei desafia EUA a provarem como a chinesa anda a espiar os utilizadores
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.