Google vende Boston Dynamics e Schaft à gigante japonesa SoftBank

Gonçalo Pereira
Gonçalo Pereira
Tempo de leitura: 1 min.

Adquirida em 2013 pela Google, com vista ao desenvolvimento de robôs para uso doméstico, a empresa de robótica Boston Dynamics, será agora vendida de novo, desta feita à empresa de japonesa SoftBank.

Tradicionalmente uma empresa de telecomunicações, a SoftBank tem vindo cada vez mais a investir em desenvolvimento tecnológico e mais especificamente, em robótica, tento adquirido a empresa francesa Aldebaran em 2014 e mais recentemente a ARM, fabricante de chips inglesa pela incrível quantia de 24 mil milhões de libras ou 27,5 mil milhões de euros.

SoftBank investe no desenvolvimento tecnológico

A gigante japonesa está agora mais presente do que nunca no mercado americano. Depois de adquirir a Sprint, a terceira maior empresa de telecomunicações do Estados Unidos, as negociações com a Alphabet parecem concluídas para a compra de duas empresas da divisão de robótica da Google, a Google X: a Boston Dynamics e a Schaft.

Criadas com contextos bem diferentes, ambas são vistas pela SoftBank como bons investimentos para o desenvolvimento da robótica para uso comercial. Recentemente temos visto várias das criações da Boston Dynamics demonstradas sob a forma de vídeos, mostrando as capacidades dos seus robôs, com comportamento muito similar a pessoas e animais.

Boston Dynamics mostra progressos

Já por várias vezes temos visto este género de videos dos robôs da Boston Dynamics e o seu potencial. Apesar do seu passado de origem militar, percebemos que a evolução dos seus robôs tem caminhado mais no sentido comercial e até quem sabe doméstico.

Este será muito provavelmente o rumo que tomará sob a alçada da SoftBank. Um exemplo disso é o Peper, um dos robôs actualmente comercializados pela empresa Japonesa. Este é um robô desenhado para ser um assistente, capaz de ser programado em vários cenários, seja ele doméstico, comercial ou até industrial. Será neste sentido que a mecânica avançada da Boston Dynamics entrará no jogo.

Outros temas relevantes:

TCL dará garantia aos Blackberry KEYone com defeitos de solidez

LG G7 pode chegar em janeiro de 2018 – Será sensato?

Apple – A história do primeiro iPhone brevemente em livro