Google deixa utilizadores furiosos com publicidades no Android TV

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema operativo da Google dedicado às televisões — Android TV — está a tornar-se cada vez mais popular, estando presente em inúmeras Smart TV e TV Boxes. No entanto, parece que uma nova estratégia da Google para tirar proveito desta popularidade, está a deixar os utilizadores furiosos.

Recentemente muitos utilizadores começaram a reportar o aparecimento de indesejados anúncios publicitários no ecrã principal do Android TV. Estes novos blocos publicitários aparecem inseridos numa coluna de 'conteúdo patrocinado'. A Google já confirmou de forma oficial que está a realizar testes na implementação de novo conteúdo 'sugerido'.

De acordo com a empresa, esta nova implementação vem de encontro ao grande objetivo do sistema operativo, de oferecer a melhor e mais personalizada experiência possível. No entanto, ficou bem claro que introduzir mais publicidade no Android TV não é o caminho a seguir...

Android TV começa a apresentar publicidade e os utilizadores estão furiosos!

Apesar da Google ter afirmado que esta fase de testes não está a ser implementada em produtos da NVIDIA e Xiaomi. Vários relatos confirmam que tanto a Xiaomi Mi Box 3 como a NVIDIA Shield TV estão a apresentar as polémicas publicidades. Além destes dois gadgets, também as Smart TVs da Sony parecem estar incluídas neste 'programa piloto' da Google.

A Sony já reagiu a esta implementação da empresa de Mountain View, informando os seus clientes que não tem nenhum tipo de controlo sobre a aparição destas publicidades. Confirmando que os anúncios são geridos exclusivamente pela Google. A Sony deixa no entanto uma sugestão para conseguir evitar estas publicidades, criando um perfil restrito onde apenas aparecem os canais pretendidos.

Ainda que não haja uma forma simples de remover estas novos blocos de publicidade, já existe uma forma de 'contornar' a situação. De acordo com um utilizador no Reddit, é possível desinstalando as atualizações da aplicação Android TV Core Services. Esta ação faz com que o ecrã principal da Smart TV fique sem funcionar, mas ao pressionares o botão Home, o problema deverá ser resolvido.

É claro que para tornar esta situação permanente, terás de desativar todas as atualizações automáticas. Por esse motivo, não deverá ser considerada como uma solução a longo prazo. Relembro que ao desativar as atualizações, não irás receber também patches de segurança, o que não é certamente uma situação desejável.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android TV Box: 7 alternativas baratas a uma Smart TV
  • Google 'Pixel Themes' vai permitir personalizar os ícones do teu smartphone!
  • Controlar uma Android TV pelo Google Home já é uma realidade!

Fonte

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.