Durante anos os Chromecast foram dos produtos com maior sucesso da Google, sobretudo entre aqueles querem dar nova vida à sua televisão. Essa era continua agora com o lançamento do Google TV Streamer.
Este novo gadget vem substituir o popular Chromecast com Google TV e promete oferecer mais. Não só atuará como uma box Android para a tua televisão, como servirá ainda de hub para a tua casa inteligente.
Google TV Streamer traz um novo design e está mais potente
A primeira novidade que se nota ao olhar para o Google TV Streamer é o seu design. O aspeto de stick reconhecido do Chromecast foi abandonado para algo que nos faz lembrar um carregador sem fios.
A Google afirma que esta mudança de design aconteceu para que o seu novo produto possa misturar-se facilmente com outros objetos da tua casa. O intuito é que este possa permanecer à frente da tua televisão e não atrás dela como acontecia até agora.
Na traseira do Google TV Streamer encontrarás uma entrada HDMI 2.1, uma porta Ethernet e ainda uma entrada USB-C. Contudo, importa sublinhar que a última agirá como porta de energia e não para acoplar outros acessórios.
Ele vem ainda com um novo comando, com uma textura na traseira que ajudará a aumentar a sua aderência. Os controlos de volume passam agora a estar na parte frontal, o botão da Assistente Google tem agora o ícone de um microfone e há ainda um novo botão que podes configurar para abrir a aplicação que desejas.
Olhando para as suas especificações, o Google TV Streamer vem com um processador 22% mais rápido que o do último Chromecast. A sua memória RAM aumentou para os 4GB e o seu espaço de armazenamento é agora de 32 GB.
No que concerne à qualidade de reprodução de vídeo, o novo Google TV Streamer suporta 4K a 60 fps. Vem ainda com suporte para HDR, Dolby Vision, Dolby Atmos e áudio espacial com os Pixel Buds.
Este será o novo centro de controlo da tua Smart Home
Uma das principais novidades do Google TV Streamer é a sua integração com o Google Home. Graças ao suporte para o protocolo Matter e Thread, este gadget pode agir como o centro de controlo para todos os teus dispositivos inteligentes instalados em casa.
Isto significa que poderás ajustar as luzes de casa, ver imagens das câmaras de vigilância e mais sem sair da tua televisão. Tudo isto através do painel Google Home presente nas definições rápidas do Google TV.
Gemini está integrado no Google TV Streamer
Já que estamos na era da Inteligência Artificial, a Google não poderia deixar o Gemini fora do seu novo gadget. Graças a esta tecnologia, o TV Streamer terá funcionalidades que não encontras em nenhum dos seus antecessores.
Algumas delas envolvem a criação de recomendações com base nos teus hábitos, gerar sumários e ainda análises de conteúdos que não viste. Ele pode ainda criar papéis de parede para dar vida à tua televisão mesmo quando não a estás a usar.
Por fim, importa informar que o Google TV Streamer foi anunciado com um preço de 99 dólares e estará disponível em branco e avelã. As vendas deste produto começarão no dia 24 de setembro.