Google recebe multa de 150 milhões de euros por abuso de poder em anúncios

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Reuters avança que a Google acabou de sofrer mais uma avultada multa por práticas anti-concorrência. Desta vez, a multa foi emitada pelos reguladores de concorrência em França, com acusações relacionadas com a plataforma de anúncios Google Ads. O valor da multa totaliza 150 milhões de euros.

De acordo com as entidades reguladores francesas, a Google detém 90% do negócio de pesquisa em França. Dessa forma, a diretora Isabelle de Silva, afirma que "com grandes poderes, vem grandes responsabilidades", referindo-se ao monopólio desmesurado da Google na plataforma de anúncios.

Esta multa é o culminar de uma investigação que já decorria há 4 anos. Tudo começou quando a Gibmedia, uma empresa francesa de hospedagem de sites, teve várias contas do Google Ads suspensa sem qualquer tipo de aviso prévio ou justificação.

Google vai apelar para evitar a multa

A Google anunciou quase de imediato que irá apelar para esta decisão, argumentando que suspender as conta da Gibmedia foi a melhor decisão. A empresa americana argumenta que a Gibmedia utilizava anúncios de forma pouco transparente, incentivando clientes a aceitar termos de pagamentos não explicados previamente.

Seja como for, a França não é a única a escrutinar a Google. A própria Comissão da União Europeia tem vindo a lançar várias e diversas investigações à empresa de Mountain View com as habituais suspeitas de práticas anti-concorrência.

Inclusive, a França já tinha multado a Google em janeiro em 50 milhões de euros, no início do ano. Em setembro, a Google finalmente cedeu e concordou em pagar mil milhões de euros para resolver uma investigação por fraude fiscal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google, Amazon, Apple e IKEA fazem parceria histórica que vai mudar o mundo!
  • iPhone 12: câmaras prometem uma grande melhoria
  • Estes são os 10 Youtubers mais bem pagos do mundo! Menino de 8 anos é quem mais ganha
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.